FUTEBOL

Livro sobre o time Campinense será lançado nesta sexta

Publicação da professora Giovanna Marques retrata a história do rubro negro no período de 1954 a 1965

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Convite para Lançamento
Convite para Lançamento - Divulgação

A professora Giovanna Marques lançará nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, às 18h30, no Cine São José o livro “Quem nasce em Campina Grande é Campinense: Futebol e Sociabilidade na Rainha da Borborema”. Segundo ela, é o resultado de marcas de uma existência que culminaram em uma Dissertação de Mestrado, apresentada ao Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN, e agora compartilhada com o leitor em forma de livro. Tal obra tem como objeto de estudo O Campinense Clube, agremiação fundada em 1915, na cidade de Campina Grande, por famílias tradicionais, o que rendeu a priori o título de Clube Aristocrático. Ao longo de mais de cem anos de existência, tornou-se importante referência social e nos esportes, possui uma das maiores torcidas do Nordeste brasileiro.
 O recorte escolhido, 1954 a 1965, compreende um momento em que o clube sofreu mudanças significativas no papel que vinha desempenhando na sociedade, até então uma agremiação dançante mas que foi tomada pelo gosto esportivo. "É a primeira etapa de um projeto que espero inspirar os admiradores do futebol a pensar os papéis que os clubes e seus torcedores desempenham nas sociedades. Corresponde ao Volume 1 de um projeto que está estruturado em 3 etapas...", comenta ela. 
"Esse livro é produto das minhas pesquisas de mestranda da UFRN, e ele traz a questão de como explicar o que fez um clube formado pela elite se tornar uma agremiação extremamente popular no futebol nordestino. E a grande resposta é justamente a implantação, de maneira definitiva, na década de 50, de um departamento de futebol do campinense clube. E isso veio revolucionar; é um time formado na década de 15 por uma elite intelectual, extremamente influente", complementa Giovanna.

Edição: Heloisa de Sousa