Qual é o bairro?

Iputinga: de engenho a bairro dos artistas

Na colonização, área hoje correspondente à Iputinga fazia parte da chamada Várzea do Capibaribe

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
O bairro da Iputinga também é conhecido como bairro dos artistas / Reprodução

Situado às margens do rio Capibaribe, o bairro da Iputinga é um bairro do Recife que surgiu na área conhecida como Várzea do Capibaribe. No princípio, a povoação que originou o bairro era chamada de Ipueira, nos documentos antigos, palavra indígena usada para se referir a lugares do campo que se enchem d’água no inverno, permanecendo alagados por algum tempo. No tupi, “y puera” significa rio velho.

Na época da colonização, as terras onde hoje existe o bairro eram consideradas de excelente posição e férteis para a agroindústria do açúcar. Por isso, muitos engenhos surgiram na Várzea do Capibaribe. Desse período, ainda restam casarões e algumas ruínas. Em 1975, o bairro quase foi totalmente destruído durante uma grande enchente.

O bairro da Iputinga também é conhecido como bairro dos artistas, por conta do movimento artístico impulsionado por Val Bonfim, professor e artista nascido e criado no bairro. Junto a um grupo formado por escultores, entalhadores, pintores, fotógrafos, cantores, ceramistas e poetas, Val conseguiu apoio de organizações e instituições para a revitalização do bairro e valorização da cultura ali produzida.

Edição: Vanessa Gonzaga