Ceia Natalina

Sem direito a visita no natal, Lula receberá calor humano de mais de 500 pessoas

Caravanas de diversas partes do país vão a Curitiba para celebrar a ceia de natal com o ex-presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Um ato inter-religioso seguida de uma ceia fechará as celebrações desta segunda-feira (24).
Um ato inter-religioso seguida de uma ceia fechará as celebrações desta segunda-feira (24). - RICARDO STUCKERT

Sem direito a receber visitas no feriado de Natal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contará com uma celebração natalina que deve receber mais de 500 pessoas entre os dias 24 e 25 de dezembro.

O ato em solidariedade ao ex-presidente acontece do lado de fora da Polícia Federal, na Vigília Lula Livre, e contará com uma série de atividades ao longo do dia, como a apresentação do Coral da cidade de Recife, exposição de fotos e shows.

À noite, haverá um ato inter-religioso seguido por uma ceia de Natal, preparada coletivamente pelos militantes da Vigília. Até o momento, está confirmada a chegada de caravanas das cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC).

Rosane Santos, integrante da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma das organizadoras do Natal da Vigília, conta que o intuito da celebração é reunir pessoas para confraternizar, dialogar e mandar boas energias ao ex-presidente, que está preso há mais de 8 meses na capital paranaense. 

“Com certeza vai ser mais um momento muito emocionante para todo mundo, porque a gente sabe que nós vamos estar aqui abraçando uns aos outros e ele [Lula] vai estar lá, sozinho, ouvindo nossas vozes, mas não vai poder ter um abraço, um carinho”, diz. 

A Irmã Ana Fuzinatto frequenta a Vigília Lula Livre todos os domingos, onde ajuda a preparar a tradicional celebração ecumênica dominical. Integrante da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, de Curitiba, ela conta que celebrar o Natal na Vigília será uma forma de reforçar o espírito da data.

“Para nós, Lula sempre foi um modelo que nos impulsiona a caminhar junto com o povo, na opção pelos pobres, pelo cuidado da vida, pelas pessoas que estão à margem da sociedade. Nós sentimos, claro, em Jesus Cristo nosso modelo principal, mas, como ser humano, o Lula também é nosso modelo”, explica.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque