Pernambuco

AUDIOVISUAL

Mostra Canavial de Cinema inicia 8ª edição nesta terça-feira

Programação acontece em oito cidades da Zona da Mata Norte

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Além da exibição gratuita de filmes, a mostra também organizará momentos de debate e oficinas abertas ao público
Além da exibição gratuita de filmes, a mostra também organizará momentos de debate e oficinas abertas ao público - Ernesto Rodrigues

A linguagem cinematográfica, através de filmes produzidos independentemente em Pernambuco e no Brasil vem desvendar, analisar e refletir sobre a realidade da população brasileira nos dias atuais através de aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais. Essa é a proposta da 8ª edição da Mostra Canavial de Cinema, que circula por oito cidades da Zona da Mata Norte do estado de 8 a 27 de janeiro com sessões abertas ao público.

A programação dessa edição abraça o tema “A Identidade do Povo Brasileiro”. São dez curta-metragem que compõem um mosaico da população brasileira, em especial a população pobre, trabalhadora, negra, indígena e periférica. A curadoria, assinada pelo jornalista e crítico Fabrício Cordeiro, mostra uma das várias faces do Brasil, arraigada por preconceitos, violências e repressões.   

Para além da exibição dos filmes, a proposta de cada produção é revisitar o passado, encarar o presente e projetar possibilidades de futuro para a população brasileira, apontando caminhos de superação, empoderamento e fortalecimento social. A programação circulará por oito cidades: Condado, Goiana, Vicência, Aliança, Glória do Goitá, São Vicente Férrer, Carpina e Nazaré da Mata.  

Dentro da Mostra Canavial acontece também o Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, uma iniciativa gratuita que produz discussões sobre a produção do cinema em Pernambuco. Durante dois dias, acontecem debates com realizadores audiovisuais da Zona da Mata Norte, além de uma sessão especial com quatro filmes produzidos na região. A programação também inclui uma Mostra Musical com artistas da cena pernambucana, com shows de Ágda Moura, Igor de Carvalho, Juliano Holanda, Luiza Fittipaldi, Lucas Torres e Sam Silva.  

Uma outra iniciativa da Mostra Canavial são as oficinas em Goiana, Carpina e São Vicente Férrer. Em articulação com atores e realizadores de cinema nesses municípios, a Mostra realizará oficinas gratuitas para esse público, contemplando a produção audiovisual antenada com práticas inovadoras e contextos sociais de cada cidade. A mostra percorrerá as oito cidades até o próximo dia 27, sempre com sessões gratuitas ás 19h. A programação completa está disponível em www.mostracanavial.com.br 

Edição: Vanessa Gonzaga