Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 10/01/19

Evento sobre os avanços e desafios da cultura no Cais do Valongo é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Principal porto de entrada de escravos nas Américas, o Cais do Valongo foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2017
Principal porto de entrada de escravos nas Américas, o Cais do Valongo foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2017 - Fernanda Frazão/Agência Brasil

O programa da última quinta-feira  fala sobre a preservação da memória relacionada aos acontecimentos da Pequena África, região da Zona Portuária do Rio. 

Em entrevista, Gracy Mary Moreira, presidente da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fala sobre o valor das expressões culturais afro-fluminenses e traz as informações do “Colóquio Memória da Ancestralidade da Pequena África e Sua Resistência”.

O programa ainda traz reportagens sobre a distorção do conteúdo de estudos de gênero por representantes do governo Bolsonaro e sobre mais um recuo do Governo Federal, dessa vez em relação ao memorando que paralisava a reforma agrária no país. Confira também a matéria sobre os quinze anos do programa Bolsa Família.

No quadro Momento Agroecológico, conheça a história da comunidade pomerana no Espírito Santo que se tornou um centro de produção de alimentos orgânicos. E no Mosaico Cultural, a trajetória de Marlene Crespo, sobrevivente da ditadura que desenha a resistência.

As dicas culturais para o fim de semana, você ouve no quadro Rio, Rua e Cultura. 

Edição: Filipe Cabral