Podcast

A chia vai além das dietas para emagrecer, sabia?

A semente é rica em nutrientes, vitaminas e proteínas, além de bom substitutivo nas dietas sem carne

Ouça o áudio:

Quando entra em contato com a água, a chia se torna 12 vezes maior que seu tamanho original
Quando entra em contato com a água, a chia se torna 12 vezes maior que seu tamanho original - Pixabay
A semente é rica em nutrientes, vitaminas e proteínas, além de bom substitutivo nas dietas sem carne

A chia, semente da Salvia hispânica, originária da América Central, é bastante conhecida como facilitador nas dietas para emagrecer - por ser rica em fibras e se transformar em um gel - capaz de passar sensação de saciedade. 

Embora esse seja o principal fator na hora da procura dessa semente, é interessante saber que o consumo da chia vai muito além das dietas de emagrecimento e traz benefícios para o corpo humano. 

Além de conter fibras, a chia também é altamente nutritiva e possui quantidade significante de antioxidante, magnésio, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina A e potássio, além de ter 20% de sua estrutura composta por proteínas. 

Uma colher de sopa de chia equivale a um copo de leite em níveis de cálcio, por exemplo. 

O gel da chia, usado principalmente nas dietas para perder peso, também tem outra função importante para quem escolhe uma dieta vegana ou vegetariana, porque quando entra em contato com a água, a chia se torna 12 vezes maior que seu tamanho original e cria uma espécie de gel insípido, sem sabor ou gosto, e que pode ser aproveitado em quase todos os alimentos ou ser tomado como um suco.

Esse gel preenche o estômago e causa sensação de saciedade, e sua fórmula gelatinosa substitui o uso das claras de ovos em inúmeras receitas. 

A nutricionista Karina Altieri, formada pelo Centro Universitário São Camilo, comenta os principais benefícios da chia: 

“A chia é rica em ácidos graxos poliinsaturados essenciais, que seria o Ômega 3. Ele ajuda a diminuir doenças cardíacas, o colesterol ruim, tem benefício também para o triglicérides. Hoje, a nossa alimentação é muito rica em carboidratos, então quando a gente associa esse tipo de alimento na nossa dieta, você acaba trazendo esse benefício para a diminuição desse risco de doenças cardíacas”. 

Nas dietas veganas, por exemplo, a chia é uma ótima saída para garantir a absorção de nutrientes. Karina ressalta a quantidade de benefícios que a semente traz: 

“É fácil de encontrar em lojas de produtos a granel, que a gente consegue comprar num preço inferior, ou até em mercados, lojas de produtos naturais… Ela é de fácil acesso. Você consegue, por exemplo, em cem gramas pagar três reais”. 

Apesar de encantadora, a chia deve ser comida com moderação. O ideal são duas colheres de sopa por dia, devido ao caráter de inchar e preencher o estômago.

Quem diria que uma sementinha tão pequena poderia ser tão aliada de uma alimentação saudável, não é mesmo? A chia é um sinônimo de saúde para todos os públicos: de dietas livres de carne, dietas de emagrecimento e de reposição de vitaminas e nutrientes. 
 

Edição: Guilherme Henrique