Rio de Janeiro

DIREITOS

Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro abre inscrições para "Oficina dos Crias"

Cultura, resistência e luta por direitos dos jovens nas periferias serão tema dos encontros a partir de fevereiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Atividades acontecem aos finais de semana e abordam direito à educação, saúde e o cotidiano nas favelas do Rio de Janeiro
Atividades acontecem aos finais de semana e abordam direito à educação, saúde e o cotidiano nas favelas do Rio de Janeiro - Divulgação

Estão abertas as inscrições para a “Oficina dos Crias - Cultura, Resistência e Luta por Direitos”, organizada pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro (FJRJ). Até o final deste mês, jovens entre 18 e 29 anos, moradores de áreas periféricas e faveladas, podem se inscrever e participar sem nenhum custo. Os 20 selecionados vão se encontrar aos finais de semana e também receber apoio para transporte e alimentação.

As oficinas acontecem em três dias e serão ministradas por convidados, abordando temas como direito à educação, saúde e o cotidiano nas periferias do Rio de Janeiro. Rayssa Pereira, integrante do FJRJ, incentiva inscrição principalmente de pessoas negras, LGBTs, mulheres e outras minorias políticas. O resultado será divulgado na primeira semana de fevereiro.

“Com o avanço dos retrocessos no campo dos direitos humanos no Brasil, as populações que moram em áreas como favelas e periferias são as primeiras a sentirem o impacto dessa ausência de garantias mínimas. Na saúde, educação, segurança pública”, explicou Rayssa em entrevista à apresentadora Denise Viola, no Programa Brasil de Fato RJ.

O Fórum de Juventudes existe desde 2003 promovendo resistência pelos direitos da juventude nas favelas do Rio de Janeiro com atividades culturais, comunicação e incentivo a ferramentas digitais como tecnologia da informação. É o caso do aplicativo para celular “Nós por Nós”, que denuncia violações de direitos, abusos policiais e garante acesso a redes de apoio. Além disso, o FJRJ participa dos Conselhos de Juventudes, espaços de diálogo e diversas outras atividades.

SERVIÇO:

Inscrições: 10 a 31/01

http://bit.ly/OFICINAFJRJ

Quando: Serão três dias de oficina de fevereiro a abril

Onde: Encontros itinerantes no Centro, Zona Oeste, Norte e Baixada Fluminense

Quanto: Gratuito com apoio para transporte e alimentação

 

Edição: Eduardo Miranda