Rio de Janeiro

SAÚDE

Veja como é possível fazer exercícios físicos com ajuda de aplicativos

Tecnologia pode ser aliada para abandonar sedentarismo na virada do ano sem gastar dinheiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Outra opção é o acesso à aparelhos de educação física e atendimento esportivo pela rede do SUS
Outra opção é o acesso à aparelhos de educação física e atendimento esportivo pela rede do SUS - Divulgação/ Prefeitura Municipal Rio de Janeiro

Uma das promessas de início de ano mais frequente é a mudança de hábitos para ter uma vida saudável. Mas a questão financeira pode ser uma barreira para alcançar este objetivo. Em plena crise econômica, muitos brasileiros não têm recursos para custear uma academia ou uma atividade física particular.

Entretanto, a tecnologia pode ser aliada para evitar altos gastos para obter uma vida saudável. É o que afirma o educador físico João Lucas Lima: “A gente se preocupa muito em como fazer o exercício físico. Mas onde, se eu não tenho dinheiro para academia, não consigo frequentar um clube? Hoje com o telefone na mão se consegue ter um acesso maior ao esporte e aos exercícios para fazer em casa”, explica.

O profissional indica alguns aplicativos, sites e canais do Youtube para obter as informações básicas para começar a se movimentar, tais como: “Exercícios em casa – sem equipamento, “Sportractive Correr e Caminhar”, “Treino em Casa – Dieta e Personal Trainer”, os sites Treinomestre.com.br e Dicasdetreino.com.br e o canal do Youtube "Saúde na Rotina".

Há tanto modalidades para fazer em casa, como alongamentos e treinos funcionais, quanto atividades na rua, como caminhadas, pedaladas e corridas. Lima afirma que o mais importante é começar devagar. “Ao começar com exercício físico o ideal é que se comece com uma intensidade menor para respeitar o tempo do corpo e os princípios do treinamento esportivo em si”, enfatiza.

O professor também aconselha a desconfiar de aplicativos que prometem resultados milagrosos. “Isso é balela. São coisas impossíveis de acordo com a literatura científica. Mas as bases de exercícios que podemos fazer em casa, com peso corporal, movimento correto, são bem interessantes”, explica.

Outro ponto de destaque é a regularidade. A educadora física, Kamilla Ventura, lembra que escolher uma modalidade prazerosa, que seja algo que se goste de praticar, também é importante. “A gente frisa que o início do ano é uma data excelente para começar a atividade física, mas ela deve ser feita o ano inteiro. Já tem vários benefícios comprovados da importância delas tanto fisicamente quanto mentalmente”, explica.

A prática regular de exercícios tem sido apontada, ao lado da alimentação saudável, como um dos principais fatores de promoção da saúde e na prevenção de doenças, como Alzheimer, diabetes e esclerose múltipla.

Academia carioca

No Rio de Janeiro, os cariocas ainda têm mais um aliado: o Academia Carioca, programa gratuito de atividades físicas que acontecem desde 2009 no Sistema Única da Saúde (SUS). 

Basta ir à uma clínica da família ou à Clínica municipal de saúde (CMS) e se informar sobre quais atividades físicas são oferecidas em cada unidade. Muitas clínicas têm seu próprio profissional de educação física e as atividades são diversas, desde dança, artes marciais, capoeira, pilates solo, ginástica localizada, grupos de caminhada, grupos de reabilitação para casos de pacientes que sofreram lesões mais graves, como AVC.

Ventura, que é professora de Educação do Academia Carioca, explica que o programa é amplo e trabalha com o conceito adotado pela atenção primária da saúde de promoção da saúde. “Isso significa que a gente estimula a população a cuidar da sua saúde através dos serviços de saúde públicos, e também práticas diárias, como, por exemplo, ter boa alimentação, fazer prática regular de atividades físicas, etc”, detalha. 

Edição: Vivian Virissimo