Rio de Janeiro

EDUCAÇÃO

Matrículas nas escolas públicas do Rio de Janeiro são realizadas pela internet

Prefeitura vai disponibilizar 67 locais com acesso à internet gratuita e assistência para as inscrições

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os portais "Matrícula On-line 2019" (www.matricula.rio) e "Matrícula Fácil" (www.matriculafacil.rj.gov.br) estão abertos para inscrições
Os portais "Matrícula On-line 2019" (www.matricula.rio) e "Matrícula Fácil" (www.matriculafacil.rj.gov.br) estão abertos para inscrições - Sumaia Vilela/Agência Brasil

Começou nesta quinta-feira (17), o período de matrículas para novos alunos na Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Este ano, todos os processos de inscrição para as escolas públicas estaduais e municipais fluminenses serão feitas exclusivamente pela internet. Antes, as matrículas eram realizadas pessoalmente na secretaria de cada unidade de ensino.

Até o dia 22 de janeiro, alunos ou responsáveis podem acessar o portal "Matrícula On-line 2019" (www.matricula.rio) da Prefeitura do Rio e se inscrever. É importante preencher os dados corretamente e informar o ano escolar que o estudante irá cursar em 2019.  O resultado será informado no ato da inscrição ou até o dia 24 deste mês.

Ao todo, são 1.537 unidades escolares no município do Rio em funcionamento, com 637.152 mil estudantes, a maioria no Ensino Fundamental, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME). Destes, cerca de 30% são alunos de tempo integral.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), responsável pelo Ensino Fundamental e Médio, também abriu a segunda fase da pré-matrícula no Portal Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) na última terça-feira (15).

Os alunos que não foram alocados na primeira etapa tem prioridade. Depois, quem perdeu o prazo pode se inscrever para as vagas remanescentes nos dias 17 e 18 de janeiro. Caso a escola desejada não apareça no sistema, as vagas já acabaram.A confirmação da segunda fase nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do estado do Rio acontece nos dias 23 e 25.

Para realizar transferência entre escolas da rede estadual ou solicitar mudança de turno ou curso, o estudante deve acessar o portal "Matrícula Fácil" a partir do dia 30, fazer um cadastro e entrar na lista de espera informatizada. Esta terceira fase também é direcionada para novos alunos.

Em nota, a SEEDUC afirma que o sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que alunos de diversas origens tenham oportunidade de estudar em uma escola estadual. O processo de matrículas online teve início gradual em 2012 e apresenta resultados positivos, segundo a secretaria.

“Nos últimos anos, o número de inscrições tem aumentado. Na 1ª fase de pré-matrículas deste ano foram feitas cerca de 234 mil inscrições. O número é superior ao que foi registrado em 2018, quando aproximadamente 227 mil alunos se cadastraram pela internet”, informa a nota. O ano letivo da rede pública estadual de ensino começa no próximo dia 6 de fevereiro.

Acesso à internet

Para os candidatos que não tem computador ou acesso à internet de casa, o município do Rio vai disponibilizar 67 locais com conexão gratuita e assistência na hora de fazer a matrícula. São Escolas Municipais, Naves do Conhecimento, Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e também a 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), localizado na Estrada dos Maracajás, no Galeão.

O horário de atendimento nos locais com internet será de 8h às 14h. As Naves de Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança, Irajá e Penha funcionam de segunda a sexta de 9h às 20h, nos sábados de 9:30h às 15:30h. A Nave Madureira, de terça a sábado, de 9h às 20h, e domingos, de 9:30h às 15:30h.

Também há opção de se dirigir a qualquer escola da rede estadual SEEDUC e solicitar computador conectado para matrícula. Para encontrar a unidade mais próxima, o candidato pode buscar a Central de Atendimento no telefone (21) 2380-9160.

Exceção da regra

Diferente das demais escolas da região, as matrículas para a Creche e Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), em Amapá, bairro do distrito de Xerém, zona rural de Duque de Caxias, acontecem durante todo ano de forma presencial. A creche é voltada para crianças com risco nutricional na rede pública do município localizado na Baixada Fluminense. É o que explica a diretora do CCAIC Amapá, Rosemeri Bitencourt dos Santos. 

“O projeto já tem 15 anos e foi criado por conta de ter crianças que chegaram a óbito por estarem desnutridas. No Amapá aconteceu isso”, lamenta a diretora. As inscrições são abertas mensalmente. “Os responsáveis interessados deixam o nome da criança, idade e contato conosco. Com isso em mãos, solicito agenda para a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde que faz uma avaliação das crianças e informo os responsáveis”, explica Rose.

Edição: Mariana Pitasse