AMÉRICA LATINA

México ativa plano de integração social e econômica para migrantes

Governo oferecerá permissão de residência a todos os migrantes da América Central

|
Governo oferecerá permissão de residência a todos os migrantes da América Central
Governo oferecerá permissão de residência a todos os migrantes da América Central - Flickr/CC

O governo do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ativou um Plano de Atenção com objetivos humanitários que permitirá que os migrantes da América Central possam ser incluídos na dinâmica econômica e social da região, uma vez que sua permanência for regularizada.

Continua após publicidade

A escolha da nova política de migração do governo mexicano é receber de braços abertos a nova leva de migrantes da América Central que chegaram com a caravana que partiu da cidade de San Pedro Sula no começo desta semana.

Com a ativação do plano, os migrantes que chegaram ao país receberam uma pulseira com o selo do Ministério do Interior  e um código QR para iniciar a gestão da regulação migratória e obter os documentos de residência. 

Segundo o Instituto Nacional de Migração (INM), com a documentação, os migrantes poderão permanecer no país por uma ano com a possibilidade de renovação, além de permitir aos migrantes o trabalho, acesso a serviços de saúde e educação.

A Coordenação de Proteção Civil, em um comunicado oficial, informou que desde que o novo governo começou se estabeleceram as ações interinstitucionais para assegurar uma chegada migratória com visão humanitária. 

Segundo a Proteção Civil, a nova política migratória “Estabelece, também, um trabalho coordenado entre as instituições do governo federal, o governo estadual e dos municípios de Tapachula e Schiate, e conta com a colaboração da ACNUR, UNICEF e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), entre outros”.

Até a tarde de quinta-feira (17), de acordo com levantamento do INM, cerca de 1000 novos migrantes foram receberam o ofício de entrada no país.

Edição: Opera Mundi