Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 18/01/19

A luta das trabalhadoras domésticas e livro que conta histórias do cotidiano em favelas cariocas são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A formação política para a defesa de direitos tem sido uma das grandes tarefas assumidas por trabalhadoras domésticas da Baixada Fluminense
A formação política para a defesa de direitos tem sido uma das grandes tarefas assumidas por trabalhadoras domésticas da Baixada Fluminense - Reprodução

O programa da última sexta-feira fala sobre a luta diária das empregadas domésticas e sobre as histórias vividas por moradoras das favelas cariocas.

Em entrevista, Cleide Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Domésticos (SinDoméstica) de Nova Iguaçu, conta sobre as especificidades do trabalho doméstico e a relação com os empregadores, as atividades desenvolvidas pelo sindicato e fala sobre o lançamento do documentário sobre Nair Jane, uma das líderes históricas do movimento.

Jacqueline Fernandes, jornalista e uma das autoras do livro “Na Favela”, conversa sobre a proposta e o processo de criação do livro que reúne histórias divertidas e inusitadas recolhidas em comunidades periféricas do Rio de Janeiro.

O programa ainda traz reportagens sobre as declarações do secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, contra as escolas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST); sobre a inclusão das forças armadas na Reforma da Previdência; e sobre a suspensão da investigação do "caso Queiroz" pelo ministro do STF Luiz Fux a pedido do senador recém-eleito Carlos Bolsonaro (PSL).

No quadro Cinema de Fato, as dicas de filmes imperdíveis para assistir no final de semana. E no Papo Esportivo, as expectativas para o início do Campeonato Carioca. 

Edição: Filipe Cabral