PARAÍBA

Servidores do município de Bayeux se mobilizam contra atraso de salários

Pedágio foi realizado como protesto por falta de pagamentos de proventos dos meses de novembro e dezembro

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Desde julho servidores de Bayeux têm sofrido com atrasos salariais
Desde julho servidores de Bayeux têm sofrido com atrasos salariais - Camila Bandeira

Servidores do município de Bayeux, no estado da Paraíba, realizaram na manhã desta sexta-feira (18), um pedágio em protesto aos atrasos salariais do município. O mesmo aconteceu na faixa de pedestre que fica em frente à prefeitura de Bayeux. Os manifestantes além de cobrar o pagamento do prefeito Berg Lima, faziam a denúncia e pediam a colaboração dos motoristas que estavam com os carros parados por conta do protesto.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Bayeux (Sintramb), que convocou os servidores, os salários dos prestadores do mês de novembro e o pagamento do mês de dezembro de uma parte dos servidores efetivos, não foi realizado, causando um caos na vida de centenas de servidores. 

De acordo com Germana Vasconcelos, presidente do Sintramb, recursos do FUNDEB foram recebidos, nesta sexta, pela Prefeitura, o que daria para pagar os servidores lotados na educação, já que os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estão com uma parte dos valores retidos para pagamento de dívidas da prefeitura junto ao INSS e Receita Federal. “Esses valores estão sendo retidos por irresponsabilidade da prefeitura, que quebrou vários acordos com essas instituições”, disse Germana.

Os servidores que se manifestavam foram impedidos de entrar na prefeitura pela guarda municipal, que também está com seu salário atrasado. Desde julho de 2017, a Prefeitura Municipal de Bayeux não paga regularmente a parte dos seus funcionários no prazo previsto.
 

Edição: Heloisa de Sousa