O QUE TU INDICA

O que tu indica? | Mete Dança: o som barril dobrado que faz homenagem a música baiana

Rincon Sapiência lançou no último dia 26 de dezembro o clipe "mete dança" fazendo várias referências à cultura baiana

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
Os trabalhos do rapper carregam elementos da música preta das periferias e são inspirados na música africana e eletrônica / Porqueeu Filmes

O rapper e produtor musical paulista Rincon Sapiência lançou no último dia 26 de dezembro, como de costume todos os anos desde 2014, o clipe “Mete Dança”. Os trabalhos do rapper carregam elementos da música preta das periferias e são inspirados na música africana e eletrônica. Em Mete Dança ele inova, após o estudo e investigação sobre o pagode baiano, adiciona percussão e guitarra, e nos presenteia com um som que ao ouvir é impossível ficar parada.

Uma letra que faz referências (elemento muito usado no rap) sobre as gírias usadas por nós, a valorização da cultura periférica, a músicas do pagode e a personalidades baianas. “Mestre Moa, descanse em paz / Eu vim pra te homenagear”, esse trecho é dedicado a Mestre Moa do Katendê, Mestre de Capoeira brutalmente assassinado em outubro de 2018 após o 1º turno da eleição. Ainda em tempo, Rincon avalia que o pagodão baiano é naturalmente um convite para os corpos a se deixarem envolver com o som, e é essa sensação que temos ao ouvir essa maravilha. Ainda não conferiu Mete Dança? Corre lá, liga o som, aproveita e mete dança. 

*Jamile Araújo é comunicadora popular

Edição: Monyse Ravenna