Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

História do Alto do Moura é contada com a ajuda do artesanato caruaruense

Bairro tem origem na produção de cerâmica da etnia indígena Kariri

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
No bairro também viveram Mestre Galdino e Mestre Vitalino
No bairro também viveram Mestre Galdino e Mestre Vitalino - Omar Júnior

Na cidade de Caruaru, o Alto do Moura fica a cerca de 7 km do centro da cidade e é considerado pela Unesco o maior centro de arte figurativa das Américas. Ainda no meio do século XX, a produção do artesanato das famílias do bairro, grande parte descendente da etnia indígena Kariri, foi se transformando em fonte de renda dos moradores, que escoavam a produção na Feira de Caruaru.
Já em 1948, a ida de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, para o bairro traz perspectiva para a comunidade, já que a fama nacional do Mestre contribuiu para facilitar a comercialização das peças. Em 1971, a casa de Vitalino foi transformada num museu onde estão suas principais peças, objetos pessoais e fotografias.
Fica também no Alto do Moura a Casa Museu Mestre Galdino, com diversas peças de barro, fotografias e poesias, que mostram a história do artesão, cantador de viola e poeta popular Manuel Galdino de Freitas, natural de São Caetano (PE). Em 1990, a comunidade já contava com mais de 500 artesãos trabalhando diretamente com a cerâmica figurativa.
Além do artesanato, que conta a história do barro, o Alto do Moura possui muitos bares e restaurantes de culinária pernambucana. O bairro também é um dos principais pólos do São João de Caruaru, considerado um dos maiores do Brasil.

Edição: Monyse Ravenna