Pernambuco

Espetáculos

Programação de férias a preços populares movimenta Petrolina

O objetivo é valorizar produção artística local

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
O Coro Vozes do Sertão existe há 6 anos
O Coro Vozes do Sertão existe há 6 anos - Divulgação

Desde a terça (22), o SESC Petrolina sedia o evento Janeiro Tem Mais Artes. Em sua 12ª edição, a proposta é movimentar a cena cultural da cidade durante o período de férias, dando destaque a produção de artistas locais, especialmente as mulheres, e também democratizar o acesso à arte, contando com parte da programação gratuita e espetáculos a preços populares, custando a média de R$ 10,00.
Jailson Lima, organizador do evento, explica o processo de escolha das apresentações “Acaba sendo a junção do que os artistas visuais e grupos de dança e teatro produziram em 2018. Então o Janeiro Tem Mais Artes é um junção de tudo o que os artistas locais vieram produzindo durante todo o ano anterior com algumas apresentações que são de outras regiões, mas tem a mesma temática, que esse ano é a produção artística feminina, e aí também acolhemos”.
A abertura da programação do SESC contou com a exposição “Vazante”, da artista visual Lys Valentim. Conhecida na região pelo grafitti e arte de rua, é a primeira vez que ela tem uma exposição individual. As figuras femininas e a recorrente alusão às águas do rio remetem a memórias, signos e símbolos do que é ser uma mulher sertaneja. “No nosso programa de artes visuais temos uma meta, que é proporcionar aos artistas locais um espaço preparado para apresentar os trabalhos. Temos a Galeria de Artes Ana das Carrancas ou outros espaços alternativos. A escolha da exposição de Lys vem por ela ser uma artista daqui da região e também por ser uma exposição que veio sendo preparada em 2018”, explica André Brandão, que participou da expografia de “Vazante”.
Além da exposição, a noite de abertura do evento também contou com a apresentação do Coro Vozes do Sertão. Vindo de um projeto de extensão da Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o coro tem seis anos em atividade no Vale do São Francisco. Hoje, cerca de 30 membros cantam repertórios com músicas de diversos ritmos, como o forró pé de serra, afoxé, ritmos africanos e afro-brasileiros e música popular brasileira. Joyce Soares, cantora do coral, ressalta a importância de ações desse tipo na cidade “É de extrema importância ter esses eventos culturais não só nas férias, mas principalmente nesse período porque as pessoas têm mais tempo e os preços populares alcançam a população dos bairros periféricos. Acho que isso instiga mais as pessoas a virem”.
A programação segue todos os dias com apresentações como o espetáculo “Hortênsia”, da dançarina e pesquisadora Daniela Amoroso (Salvador-BA); o lançamento do disco “Alto Lá” da cantora Andrezza Santos (Juazeiro-BA); a peça “Estelita entre Fadas e Outros Bichos”, da Trupe Errante (Petrolina-PE); o espetáculo “Medusa” da atriz Fabiana Pirro (Recife-PE) e vários outros. Já no dia 31, a noite de encerramento do evento inicia ás 19h com a roda de conversa “Conversas de Medusas” com Fabiana Pirro (Recife-PE), Cris Crispim (Petrolina-PE) e Pók Ribeiro (Juazeiro-BA) e ás 20:30h inicia o “Mulheres em Movimento”, com as performances “Sambioníca”, de Laís Bione; “Umas”, por Eliza Oliver; “Os Três Pontos”, de Fernanda Luz e “O que você vê quando me olha”, com Cíntia Melo. Os ingressos podem ser adquiridos no SESC Petrolina, que fica na Rua Dr. Pacífico da Luz, nº 618, Centro. A programação completa está disponível em www.sescpe.org.br.

Edição: Monyse Ravena