Crime Ambiental

Famílias são evacuadas por risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho

24 mil pessoas são orientadas a deixarem suas casas; Sirene de alerta foi dado pela Vale às 5h30 deste domingo (27)

Brasil de Fato | São Paulo |
Movimentações das equipes de resgates na manhã deste domingo (27) em Brumadinho
Movimentações das equipes de resgates na manhã deste domingo (27) em Brumadinho - Frei Rodrigo Perét

Na manhã deste domingo (27), as famílias da comunidade de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), tiveram que evacuar suas casas devido ao risco de rompimento de mais uma barragem. Cerca de 24 mil moradores estão sendo deslocados para áreas mais altas da região. 

A Carta Capital informou que se trata de um depósito de água com volume de 1 milhão de metros cúbicos, localizado ao lado da Barragem 01, de rejeitos de minério, que rompeu na última sexta-feira, 25. Ainda de acordo com a revista, a mesma movimentação também é realizada na comunidade do Tejuco, próxima da barragem.

De acordo com o Frei Rodrigo Perét, que está na cidade de Brumadinho, as estradas ao longo do rio que cortam a cidade estão bloqueadas, embora a população permaneça em suas casas.

Por volta das 5h30 deste domingo (27), a Vale acionou as sirenes de alerta ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI. 

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que trabalha nas buscas e resgate na área, o número de mortes chegou a 40 na noite deste sábado (26). A lama chegou até o rio Paraopeba e ainda pode atingir 19 municípios, comprometendo o abastecimento de água de cerca de 1 milhão de pessoas. 

O número de mortes já supera o do crime socioambiental de Mariana, que tirou a vida de 19 pessoas e atingiu 39 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, afetando aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Abaixo a nota da empresa a respeito da medida adotada:

“A Vale informa que, por volta das 5h30 deste domingo, acionou as sirenes de alerta na região da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI. Esta barragem faz parte do complexo de Brumadinho. As autoridades foram avisadas e, como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência. A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil. Novas informações a qualquer momento.”

Edição: Luiz Felipe Albuquerque