Pernambuco

EDUCAÇÃO

Inscrições para o ProUni 2019 foram adiadas para quinta (31)

Conheça os prazos, os requisitos para participação e os critérios de renda para bolsas parciais ou integrais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para se inscrever ao ProUni 2019, o estudante precisa ter realizado a prova do Enem 2018.
Para se inscrever ao ProUni 2019, o estudante precisa ter realizado a prova do Enem 2018. - EBC

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2019 estarão abertas de 21 de janeiro (quinta-feira) até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília-DF) de 3 de fevereiro (domingo), em Pernambuco 22 horas e 59 minutos. Os candidatos poderão conferir as opções de bolsas disponíveis e realizar inscrição exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Em 2018, foram oferecidas 242.987 vagas em todo o país, em quase três mil instituições privadas. No ano passado, foram ofertadas quase 13 mil bolsas em Pernambuco. 
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. Estão aptos a participar da seleção do programa candidatos brasileiros que não possuam um diploma de curso superior (universitário) e que tenham realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. 
Além disso, o candidato precisam atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, possuir alguma deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da respectiva instituição.
O candidato também deve estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa. Para inscrever-se às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 3 (três) salários mínimos. Para os candidatos professores da rede pública de ensino, os limites de renda não se aplicam. 
Como se inscrever
Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, informar: o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada, endereço de e-mail e número de telefone válidos e dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. Ainda no momento da inscrição, é permitido ao candidato escolher, em ordem de preferência, até duas opção de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 
O processo seletivo 2019 contará com duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, nas seguintes em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 20 de fevereiro (segunda chamada). O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações prestadas durante a inscrição. 

Edição: Monyse Ravenna