Pernambuco

ESPAÇO URBANO

Roda de conversa debate espaço público e juventude no Recife

Casos de tensões em parques da cidade após apresentações de passinho incentivaram o debate

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Uma das questões é como garantir a segurança e liberdade dos jovens para executar intervenções artísticas em locais públicos
Uma das questões é como garantir a segurança e liberdade dos jovens para executar intervenções artísticas em locais públicos - Tiago Henrique

O Provocações Urbanas, projeto de rodas de debate promovido pelo INCITI/UFPE tem mais uma edição nessa quinta-feira. Com o tema "Como conviver sem reprimir? Cultura de rua, juventude e direitos", o foco do encontro é discutir a relação da juventude com o espaço público a partir das experiências de ocupações artísticas nas áreas urbanas do Recife.  O evento inicia às 19h, na Rua do Bom Jesus, nº191, Bairro do Recife.

Entre os fatores que motivaram a realização da roda de conversa estão os recentes episódios de tensões gerados pela presença de grupos de passinho em áreas públicas do Recife, além de outras apropriações por parte de movimentos culturais protagonizados por jovens, que fazem da rua palco para eventos como recital de poesia e batalhas.
 

Para impulsionar o debate, foram convidados: Raquel Meneses, arquiteta e urbanista pesquisadora do INCITI; Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife; Juliane Lima, advogada; Maria Helena e Adelaide Santos, articuladoras do Recital Boca no Trombone; e o tenente coronel Souza Filho, atual diretor-adjunto da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE. O encontro também terá transmissão ao vivo nas redes do INCITI.

Edição: Vanessa Gonzaga