Análise

A invenção de Guaidó: como os EUA criaram o líder do golpe de Estado na Venezuela

Enquanto posava como defensor da democracia, ele passou anos na vanguarda de uma violenta campanha de desestabilização

|
Juan Guaidó é o produto de um projeto de uma década supervisionado pelos instrutores de mudança de regime de elite de Washington
Juan Guaidó é o produto de um projeto de uma década supervisionado pelos instrutores de mudança de regime de elite de Washington - Foto: Reprodução/Facebook

Antes do fatídico dia 22 de janeiro, menos de um em cada cinco venezuelanos ouvira falar de Juan Guaidó. Há apenas alguns meses, o homem de 35 anos era um personagem obscuro em um grupo politicamente marginal de extrema-direita intimamente associado a atos horrendos de violência nas ruas. Mesmo em seu próprio partido, Guaidó tinha sido uma figura de nível médio na Assembleia Nacional dominada pela oposição, que agora é mantida sob desacato de acordo com a Constituição da Venezuela.

Mas depois de um único telefonema do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela. Escolhido como o líder de seu país por Washington, um político aproveitador anteriormente desconhecido foi colocado no palco internacional como o líder, selecionado pelos Estados Unidos, da nação com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Repetindo o consenso de Washington, o editorial do New York Times saudou Guaidó como um “rival possível” para Maduro com um “estilo inovador e visão de levar o país adiante”. O conselho editorial da Bloomberg News o aplaudiu por buscar “restauração da democracia” e o Wall Street Journal declarou-o "um novo líder democrático". Enquanto isso, o Canadá, vários países europeus, Israel e o bloco de governos latino-americanos de direita conhecido como Grupo Lima reconheceram Guaidó como o líder legítimo da Venezuela.

Enquanto Guaidó parecia ter se materializado do nada, ele era, na verdade, produto de mais de uma década de preparação assídua pelas fábricas de mudança de regime do governo dos EUA. Juntamente com um grupo de ativistas estudantis de direita, Guaidó foi cultivado para minar o governo de orientação socialista da Venezuela, desestabilizar o país e um dia tomar o poder. Embora ele tenha sido uma figura menor na política venezuelana, ele passou anos demonstrando calmamente seu valor nos salões do poder de Washington.

"Juan Guaidó é um personagem que foi criado para essa circunstância", disse Marco Teruggi, um sociólogo argentino e principal analista da política venezuelana, ao The Grayzone. "É a lógica de um laboratório - Guaidó é como uma mistura de vários elementos que criam um personagem que, com toda a honestidade, oscila entre risível e preocupante".

Diego Sequera, um jornalista venezuelano e escritor do veículo investigativo Misión Verdad, concordou: “Guaidó é mais popular fora da Venezuela do que dentro, especialmente nos círculos de elite da Ivy League e Washington”, comentou Sequera ao The Grayzone. “Ele é um personagem conhecido , é previsivelmente de direita e é considerado leal ao programa”.

Enquanto Guaidó é vendido hoje como o rosto da restauração democrática, ele passou sua carreira na facção mais violenta do partido de oposição mais radical da Venezuela, posicionando-se na vanguarda de uma campanha de desestabilização após a outra. Seu partido foi amplamente desacreditado dentro da Venezuela e é parcialmente responsável por fragmentar uma oposição muito enfraquecida.

"Esses líderes radicais não têm mais do que 20% nas pesquisas de opinião", escreveu Luis Vicente León, principal pesquisador de intenções de voto da Venezuela. Segundo León, o partido de Guaidó continua isolado porque a maioria da população “não quer guerra. "O que eles querem é uma solução."

Mas é precisamente por isso que Guaidó foi escolhido por Washington: não é esperado que ele conduza a Venezuela à democracia, mas leve ao colapso um país que, nas últimas duas décadas, tem sido um baluarte da resistência à hegemonia dos EUA. Sua ascensão improvável sinaliza o auge de um projeto de duas décadas para destruir um robusto experimento socialista.

Segmentando a "troika¹ da tirania"

Desde a eleição de Hugo Chávez, em 1998, os Estados Unidos lutaram para restabelecer o controle sobre a Venezuela e suas vastas reservas de petróleo. Os programas socialistas de Chávez podem ter redistribuído a riqueza do país e ajudado a tirar milhões da pobreza, mas também lhe renderam um alvo nas costas.

Em 2002, a oposição de direita da Venezuela depôs brevemente Chávez, com apoio e reconhecimento dos EUA, antes de as Forças Armadas restabelecerem sua presidência após uma mobilização popular em massa. Durante as administrações dos presidentes dos EUA George W. Bush e Barack Obama, Chávez sobreviveu a vários planos de assassinato antes de sucumbir ao câncer em 2013. Seu sucessor, Nicolás Maduro, sobreviveu a três atentados contra sua vida.

O governo Trump imediatamente elevou a Venezuela ao topo da lista de alvos de mudança de regime de Washington, classificando-a como líder de uma "troika de tirania". No ano passado, a equipe de segurança nacional de Trump tentou recrutar membros de alto-escalão para montar uma junta militar, mas esse esforço falhou.

De acordo com o governo venezuelano, os EUA também estavam envolvidos em um complô, codinome Operação Constituição, para capturar Maduro no palácio presidencial de Miraflores; e outro, chamado Operação Armageddon, para assassiná-lo em uma parada militar em julho de 2017. Pouco mais de um ano depois, líderes da oposição exilados tentaram e não conseguiram matar Maduro com bombas de drone durante uma parada militar em Caracas.

Mais de uma década antes dessas intrigas, um grupo de estudantes da oposição de direita foi selecionado a dedo e cuidadosamente preparado por uma academia de treinamento de mudança de regime financiada pelos EUA para derrubar o governo da Venezuela e restaurar a ordem neoliberal.

Treinamento do grupo “‘exporte uma revolução’ que plantou as sementes para várias revoluções coloridas²”

Em 5 de outubro de 2005, com a popularidade de Chávez em seu ápice e seu governo planejando programas socialistas, cinco líderes estudantis venezuelanos chegaram a Belgrado, na Sérvia, para começar a treinar para uma rebelião.

Os estudantes vieram da Venezuela como uma cortesia do Centro de Ação e Estratégias Não-Violentas Aplicadas, ou Canvas, na sigla em inglês. Este grupo é financiado em grande parte através do National Endowment for Democracy, um recorte da CIA que funciona como o principal braço do governo dos EUA para promover mudança de regime; e ramificações como o Instituto Republicano Internacional e o Instituto Nacional Democrata para Assuntos Internacionais. De acordo com e-mails internos vazados da Stratfor, uma empresa de inteligência conhecida como "sombra da CIA", "[Canvas] também pode ter recebido financiamento e treinamento da CIA durante a luta anti-Milosevic de 1999/2000".

O Canvas é um subproduto do Otpor, um grupo de protesto sérvio fundado por Srdja Popovic em 1998 na Universidade de Belgrado. Otpor, que significa "resistência" em sérvio, foi o grupo de estudantes que ganhou fama internacional - e promoção em nível de Hollywood - ao mobilizar os protestos que derrubaram Slobodan Milosevic. Essa pequena célula de especialistas em mudança de regime estava operando de acordo com as teorias do falecido Gene Sharp, o chamado "Clausewitz da luta não-violenta". Sharp havia trabalhado com um ex-analista da Agência de Inteligência da Defesa, coronel Robert Helvey, para conceber um projeto estratégico que armava o protesto como uma forma de guerra híbrida, visando os estados que resistiam à dominação unipolar de Washington.

Membros do Otpor no Mtv Europe Music Awards, em 1998, com a banda REM

O Otpor foi apoiado pela National Endowment for Democracy, a USAID e o Instituto Albert Einstein de Sharp. Sinisa Sikman, um dos principais treinadores do Otpor, disse uma vez que o grupo recebeu até financiamento direto da CIA

De acordo com um e-mail vazado de um funcionário da Stratfor, depois de deixar Milosevic fora do poder, “as crianças que administravam Otpor cresceram, adquiriram ternos e projetaram o Canvas… ou em outras palavras um grupo de 'exporte uma revolução' que plantou as sementes para várias revoluções coloridas. Eles ainda estão ligados ao financiamento dos EUA e, basicamente, percorrem o mundo tentando derrubar ditadores e governos autocráticos (aqueles dos quais os EUA não gostam)”.

A Stratfor revelou que a Canvas “voltou sua atenção para a Venezuela” em 2005 depois de treinar movimentos de oposição que lideraram as operações de mudança de regime pró-OTAN em toda a Europa Oriental.

Enquanto monitorava o programa de treinamento da Canvas, a Stratfor delineou sua agenda revolucionária em linguagem surpreendentemente contundente: “O sucesso não é, de nenhuma forma, garantido, e os movimentos estudantis estão apenas no começo do que poderia ser um esforço de anos para desencadear uma revolução na Venezuela, mas os próprios treinadores são pessoas que se iniciaram no “Carniceiro dos Bálcãs”. Eles têm habilidades loucas. Quando você vê estudantes em cinco universidades venezuelanas realizando demonstrações simultâneas, você saberá que o treinamento acabou e que o trabalho real já começou ”.

Dando à luz ao quadro de mudanças de regime da “Geração 2007”

O “trabalho real” começou dois anos depois, em 2007, quando Guaidó se formou na Universidade Católica Andrés Bello de Caracas. Ele se mudou para Washington DC para se inscrever no Programa de Governança e Gestão Política na Universidade George Washington, sob a tutela do economista venezuelano Luis Enrique Berrizbeitia, um dos principais economistas neoliberais da América Latina. Berrizbeitia é ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e passou mais de uma década trabalhando no setor de energia venezuelano sob o antigo regime oligárquico que foi deposto por Chávez.

Naquele ano, Guaidó ajudou a liderar comícios contra o governo depois que o governo venezuelano se recusou a renovar a licença da Radio Caracas Televisión (RCTV). Esta estação, de propriedade privada, desempenhou um papel importante no golpe de 2002 contra Hugo Chávez. A RCTV ajudou a mobilizar manifestantes contra o governo, falsificou informações culpando os partidários do governo por atos de violência levados a cabo por membros da oposição e proibiu reportagens pró-governo em meio ao golpe. O papel da RCTV e de outras estações de propriedade de oligarcas na condução da tentativa fracassada de golpe foi narrado no aclamado documentário “A revolução não será televisionada”.

No mesmo ano, os estudantes reivindicaram crédito por impedir o referendo constitucional de Chávez por um "socialismo do século 21" que prometia "estabelecer o marco legal para a reorganização política e social do país, dando poder direto às comunidades organizadas como um pré-requisito para o desenvolvimento de um novo sistema econômico ”.

Dos protestos em torno da RCTV e do referendo, nasceu um grupo especializado de ativistas de mudança de regime apoiados pelos EUA. Eles se chamavam "Geração 2007".

Os treinadores da Stratfor e da Canvas dessa célula identificaram o aliado de Guaidó - um organizador de ruas chamado Yon Goicoechea - como um “fator chave” para derrotar o referendo constitucional. No ano seguinte, Goicoechea foi recompensado por seus esforços com o Prêmio Milton Friedman do Cato Institute for Advancing Liberty, juntamente com um prêmio de 500 mil dólares, que ele prontamente investiu na construção de sua própria rede política, o partido Primero Justicia.

Goicoechea foi recompensado por seus esforços com o Prêmio Milton Friedman

Friedman, é claro, era o padrinho dos notórios garotos neoliberais de Chicago, que foram importados para o Chile pelo líder ditatorial da junta, Augusto Pinochet, para implementar políticas de austeridade fiscal de estilo "radicalmente chocante". E o Cato Institute é o laboratório de ideias libertário baseado em Washington DC, fundado pelos Koch Brothers, dois principais doadores do Partido Republicano que se tornaram agressivos defensores da direita em toda a América Latina.

O Wikileaks publicou um e-mail de 2007 do ex-embaixador norte-americano na Venezuela, William Brownfield, enviado ao Departamento de Estado, ao Conselho de Segurança Nacional e ao Departamento de Defesa do Sul, elogiando “Geração de 2007” por ter “forçado o presidente venezuelano, acostumado a estabelecer a agenda política, a reagir exageradamente”. Entre os “líderes emergentes”, Brownfield identificou Freddy Guevara e Yon Goicoechea. Ele apontou Goicoechea como "um dos mais articulados defensores das liberdades civis dos estudantes".

Cheios de dinheiro de oligarcas libertários e fantasiados de poder brando do governo dos EUA, os grupos radicais venezuelanos levaram suas táticas do Otpor para as ruas, junto com uma versão do logotipo do grupo, como visto abaixo:

“Incentivando a agitação pública… para aproveitar a situação e voltá-la contra Chávez”

Em 2009, os jovens ativistas da “Geração 2007” fizeram seu protesto mais provocativo até então, abaixando as calças em vias públicas e imitando as ultrajantes táticas de guerrilha delineadas por Gene Sharp em seus manuais de mudança de regime. Os manifestantes se mobilizaram contra a prisão de um aliado de outro grupo juvenil chamado Javu. Este grupo de extrema-direita "reuniu fundos de uma variedade de fontes do governo dos EUA, o que permitiu ganhar notoriedade rapidamente como a linha-dura dos movimentos de oposição", segundo o livro do acadêmico George Ciccariello-Maher, "Construindo a Comuna".

O vídeo do protesto não está disponível, mas muitos venezuelanos identificaram Guaidó como um dos seus principais participantes. Embora a alegação não seja confirmada, é certamente plausível; os manifestantes de nádegas nuas eram membros do núcleo interno da “Generação 2007”, a que Guaidó pertencia, e estavam vestidos com camisetas com sua marca registrada “Resistencia! Venezuela”.

Naquele ano, Guaidó se expôs ao público de outra maneira, fundando um partido político para capturar a energia anti-Chávez que sua “Geração 2007” havia cultivado. Chamada de Vontade Popular, foi liderada por Leopoldo López, um ativista de direita educado em Princeton, fortemente envolvido em programas do National Endowment for Democracy e eleito como prefeito de um distrito de Caracas, que era um dos mais ricos do país. Lopez era um retrato da aristocracia venezuelana, descendente direto do primeiro presidente de seu país. Ele também era primo em primeiro grau de Thor Halvorssen, fundador da Fundação de Direitos Humanos, com sede nos EUA, que funciona como uma loja de publicidade para ativistas anti-governo apoiados pelos EUA em países alvos de Washington para a mudança de regime.

Embora os interesses de Lopez se alinhassem perfeitamente com os de Washington, os comunicados diplomáticos dos EUA publicados pelo Wikileaks destacavam as tendências fanáticas que acabariam por levar à marginalização da Vontade Popular. Um cabo identificou Lopez como “uma figura divisora dentro da oposição… frequentemente descrita como arrogante, vingativa e faminta por poder”. Outros destacaram sua obsessão com confrontos de rua e sua “abordagem inflexível” como fonte de tensão com outros líderes da oposição que priorizaram unidade e participação nas instituições democráticas do país.

Fundador do Vontade Popular, Leopoldo Lopez, com sua esposa, Lilian Tintori

Em 2010, o Vontade Popular e seus apoiadores estrangeiros se mobilizaram para explorar a pior seca que atingiu a Venezuela em décadas. A escassez maciça de eletricidade havia atingido o país devido à escassez de água, que era necessária para abastecer usinas hidrelétricas. A recessão econômica global e o declínio dos preços do petróleo agravaram a crise, provocando descontentamento público.

A Stratfor e a Canvas - conselheiras-chave de Guaidó e seus quadros anti-governamentais - elaboraram um plano chocantemente cínico para introduzir uma adaga no coração da Revolução Bolivariana. O esquema dependia de um colapso de 70% do sistema elétrico do país em abril de 2010.

"Este poderia ser o evento divisor de águas, pois há pouco que Chávez possa fazer para proteger os pobres do fracasso desse sistema", declarou o memorando interno da Stratfor. “Isso provavelmente teria o impacto de estimular a agitação pública de uma forma que nenhum grupo da oposição poderia esperar. Naquele momento,  o melhor para um grupo de oposição seria aproveitar a situação e mirá-la contra Chávez e suas necessidades ”.

A essa altura, a oposição venezuelana estava recebendo surpreendentes 40-50 milhões de dólares por ano de organizações governamentais dos EUA, como a USAID e o National Endowment for Democracy, de acordo com um relatório do "think tank" espanhol, o Instituto FRIDE. Também possuía enorme riqueza para extrair de suas próprias contas, que eram principalmente fora do país.

Embora o cenário imaginado por Statfor não tenha se concretizado, os ativistas do partido Vontade Popular e seus aliados deixaram de lado qualquer pretensão de não-violência e aderiram a um plano radical para desestabilizar o país.

Rumo à desestabilização violenta

Em novembro de 2010, segundo e-mails obtidos pelos serviços de segurança venezuelanos e apresentados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Rodríguez Torres, Guaidó, Goicoechea e vários outros ativistas estudantis participaram de um treinamento secreto de cinco dias no hotel Fiesta Mexicana na Cidade do México. As sessões foram conduzidas pelo Otpor, o treinador de mudança de regime baseado em Belgrado, apoiado pelo governo dos EUA. A reunião teria recebido a bênção de Otto Reich, exilado cubano fanaticamente anti-Castro que trabalhava no Departamento de Estado de George W. Bush, e do ex-presidente colombiano de direita Álvaro Uribe.

No hotel Fiesta Mexicana, segundo os e-mails, Guaidó e seus colegas ativistas traçaram um plano para derrubar o presidente Hugo Chávez, gerando o caos através de espasmos prolongados de violência nas ruas.

Três figuras exponentes do setor de petróleo - Gustavo Torrar, Eligio Cedeño e Pedro Burelli - supostamente pagaram a conta de 52 mil dólares para realizar a reunião. Torrar se autodenomina "ativista de direitos humanos" e "intelectual", e seu irmão mais novo Reynaldo Tovar Arroyo é o representante na Venezuela da empresa privada de petróleo e gás mexicana Petroquímica do Golfo, que mantém um contrato com o Estado venezuelano.

Cedeño, por sua vez, é um empresário venezuelano fugitivo que pediu asilo nos Estados Unidos, e Pedro Burelli um ex-executivo do JP Morgan e ex-diretor da petrolífera venezuelana Petróleo da Venezuela (PDVSA). Ele deixou a PDVSA em 1998, quando Hugo Chávez assumiu o poder e está no comitê consultivo do Programa de Liderança na América Latina da Universidade de Georgetown.

Burelli insistiu que os e-mails detalhando sua participação foram fabricados e até contratou um investigador particular para provar isso. O investigador declarou que os registros do Google mostraram que os e-mails alegados como sendo seus nunca foram transmitidos.

Ainda hoje, Burelli não esconde seu desejo de ver o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deposto - e até arrastado pelas ruas e sodomizado com uma baioneta, como o líder líbio Moammar Kadafi foi por milicianos apoiados pela OTAN.

Atualização: Burelli contatou a Grayzone após a publicação deste artigo para esclarecer sua participação na conspiração “Fiesta Mexicana”. Burelli chamou a reunião de "uma atividade legítima que ocorreu em um hotel com um nome diferente" no México.

Perguntado se a Otpor coordenou a reunião, ele apenas afirmou que "gosta" do trabalho da Otpor / Canvas e, embora não seja um financiador dela, "recomendou ativistas de diferentes países para rastreá-los e participar das atividades que realizam em vários países. Burelli acrescentou: “O Instituto Einstein treinou milhares de pessoas abertamente na Venezuela. A filosofia de Gene Sharp foi amplamente estudada e adotada. E isso provavelmente impediu que a luta se transformasse em uma guerra civil”.

A suposta trama da Fiesta Mexicana fluiu para outro plano de desestabilização revelado em uma série de documentos produzidos pelo governo venezuelano. Em maio de 2014, Caracas divulgou documentos detalhando uma trama de assassinato contra o presidente Nicolás Maduro. Os vazamentos identificaram Maria Corina Machado, de Miami, como líder do esquema. Conhecido como um linha-dura com uma propensão à retórica extrema, Machado tem funcionado como um elo internacional para a oposição, visitando o presidente George W. Bush em 2005.

Machado e George W. Bush, 2005

“Acho que é hora de reunir esforços; faça os telefonemas necessários, e obtenha financiamento para aniquilar Maduro e o resto vai desmoronar ”, escreveu Machado em um e-mail ao ex-diplomata venezuelano Diego Arria em 2014.

Em outro e-mail, Machado afirmou que a trama violenta teve a bênção do embaixador dos EUA na Colômbia, Kevin Whitaker. “Eu já me decidi e esta luta continuará até que este regime seja derrubado e nós entregamos aos nossos amigos no mundo. Se fui a San Cristobal e me expus à presença da OEA, não temo nada. Kevin Whitaker já reconfirmou seu apoio e apontou os novos passos. Temos um talão de cheques mais forte que o do regime para quebrar o anel de segurança internacional ”.

Guaidó vai para as barricadas

Naquele mês de fevereiro, estudantes manifestantes que atuavam como tropas de choque para a oligarquia exilada ergueram barricadas violentas em todo o país, transformando quarteirões controlados pela oposição em fortalezas violentas conhecidas como guarimbas. Enquanto a mídia internacional retratou a revolta como um protesto espontâneo contra o governo mão de ferro de Maduro, havia ampla evidência de que o Vontade Popular estava orquestrando o show.

"Nenhum dos manifestantes nas universidades usava camisetas da universidade, todos usavam camisetas do Vontade Popular ou do Primeiro Justiça", disse um participante das guarimbas na época. "Eles podem ter sido grupos de estudantes, mas os conselhos estudantis são filiados aos partidos políticos da oposição e são responsáveis por eles."

Perguntado quem eram os líderes, um participante das guarimbas disse: "Bem, se eu for totalmente honesto, esses caras são legisladores agora".

Cerca de 43 foram mortos durante as guarimbas de 2014. Três anos depois, eles surgiram novamente, causando a destruição em massa da infraestrutura pública, o assassinato de apoiadores do governo e a morte de 126 pessoas, muitas das quais eram chavistas. Em vários casos, os partidários do governo foram queimados vivos por gangues armadas.

Guaidó esteve diretamente envolvido nas guarimbas de 2014. Na verdade, ele twittou um vídeo mostrando-se vestindo um capacete e uma máscara de gás, cercado por elementos mascarados e armados que haviam fechado uma rodovia que envolvia um confronto violento com a polícia. Aludindo à sua participação na “Geração 2007”, ele proclamou: “Eu me lembro em 2007, proclamamos: 'Estudantes!' Agora, nós gritamos: 'Resistência! Resistência!'"

Guaidó apagou o tweet, demonstrando aparente preocupação por sua imagem como defensor da democracia.

Em 12 de fevereiro de 2014, durante o auge das guarimbas daquele ano, Guaidó se juntou a Lopez no palco em um comício do Vontade Popular e do Primeiro Justiça. Durante um longo discurso contra o governo, Lopez incitou a multidão a marchar até o escritório da procuradora-geral Luisa Ortega Diaz. Logo depois, o escritório de Diaz foi atacado por gangues armadas que tentaram incendiá-lo. Ela denunciou o que chamou de "violência planejada e premeditada".

Guaidó ao lado de Lopez no fatídico comício de 12 de fevereiro de 2014

Em uma aparição na televisão em 2016, Guaidó descartou as mortes resultantes de guayas - uma tática de guarimba envolvendo esticar fio de aço em uma estrada para ferir ou matar motociclistas - classificou-as como um "mito". Seus comentários acobertaram uma tática mortal que matou civis desarmados como Santiago Pedroza e decapitou um homem chamado Elvis Durán, entre muitos outros.

Essa indiferença insensível à vida humana definiria seu Partido da Vontade Popular aos olhos de grande parte do público, incluindo muitos oponentes de Maduro.

O desmonte do Vontade Popular

À medida que a violência e a polarização política aumentaram em todo o país, o governo começou a agir contra os líderes da Vontade Popular que as incitaram.

Freddy Guevara, vice-presidente da Assembleia Nacional e segundo no comando do Vontade Popular, foi o principal líder dos protestos de rua de 2017. Enfrentando um julgamento por seu papel na violência, Guevara se refugiou na embaixada chilena, onde permanece.

Lester Toledo, legislador do Vontade Popular do estado de Zulia, foi procurado pelo governo venezuelano em setembro de 2016 sob a acusação de financiar o terrorismo e planejar assassinatos. Os planos seriam feitos com o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe. Toledo escapou da Venezuela e fez várias viagens dando palestras com a Human Rights Watch, a Casa da Liberdade, apoiada pelo governo dos EUA, o Congresso Espanhol e o Parlamento Europeu.

Carlos Graffe, outro membro da “Geração 2007” treinado no Otpor que liderou o Vontade Popular, foi preso em julho de 2017. Segundo a polícia, ele estava de posse de uma bolsa cheia de pregos, explosivos C4 e um detonador. Ele foi liberado em 27 de dezembro de 2017.

Leopoldo Lopez, líder de longa data do Vontade Popular, está hoje sob prisão domiciliar, acusado de ter um papel fundamental na morte de 13 pessoas durante as guarimbas em 2014. A Anistia Internacional classificou Lopez como um “prisioneiro de consciência” e taxou sua transferência da prisão para casa como “não suficientemente boa”. Enquanto isso, familiares de vítimas das guarimbas apresentaram uma petição por mais acusações contra Lopez.

Yon Goicoechea, o garoto-propaganda dos irmãos Koch e fundador do Primeiro Justiça, apoiado pelos Estados Unidos, foi preso em 2016 por forças de segurança que alegaram ter encontrado um quilo de explosivos em seu veículo. Em um artigo publicado no New York Times, Goicoechea protestou contra as acusações alegando que foram "inventadas" e afirmou que ele havia sido preso simplesmente por seu "sonho de uma sociedade democrática, livre do comunismo". Ele foi libertado em novembro de 2017.

David Smolansky, também membro da Geração 2007, treinada pelo Otpor, tornou-se o prefeito mais jovem da Venezuela quando foi eleito em 2013, no afluente subúrbio de El Hatillo. No entanto ele foi destituído de sua posição e condenado a 15 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal depois que foi julgado culpado de incitar as violentas guarimbas.

Enfrentando a prisão, Smolansky raspou a barba, vestiu óculos escuros e entrou no Brasil disfarçado de padre com uma bíblia na mão e um rosário no pescoço. Ele agora mora em Washington DC, onde foi escolhido pessoalmente pelo secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, para liderar o grupo de trabalho sobre a crise venezuelana de imigrantes e refugiados.

Em 26 de julho, Smolansky realizou o que chamou de "reunião cordial" com Elliot Abrams, criminoso confesso do caso Irã-Contras, designado por Trump como enviado especial dos EUA para a Venezuela. Abrams é conhecido por supervisionar a política secreta dos EUA de armar esquadrões da morte de direita durante os anos 1980 na Nicarágua, El Salvador e Guatemala. Seu papel principal no golpe venezuelano alimentou temores de que outra guerra por procuração encharcada de sangue possa estar a caminho.

Quatro dias antes, Machado soltou outra ameaça violenta contra Maduro, declarando que, se ele "quer salvar sua vida, ele deve entender que seu tempo acabou".

Um peão no jogo deles

O colapso do Vontade Popular, sob o peso da violenta campanha de desestabilização, alienou grandes setores do público e feriu grande parte de sua liderança no exílio ou sob custódia. Guaidó continuara sendo uma figura relativamente pequena, tendo passado a maior parte de sua carreira de nove anos na Assembleia Nacional como suplente. Vindo de um dos estados menos populosos da Venezuela, Guaidó ficou em segundo lugar durante as eleições parlamentares de 2015, ganhando apenas 26% dos votos para assegurar seu lugar na Assembleia Nacional. De fato, seu traseiro pode ter sido mais conhecido do que seu rosto.

Guaidó é conhecido como o presidente da Assembleia Nacional, dominada pela oposição, mas nunca foi eleito para o cargo. Os quatro partidos de oposição que compunham a Mesa da Unidade Democrática da Assembleia decidiram estabelecer uma presidência rotativa. A vez do Vontade Popular estava a caminho, mas seu fundador, Lopez, estava em prisão domiciliar. Enquanto isso, seu segundo comandante, Guevara, refugiara-se na embaixada chilena. Um homem chamado Juan Andrés Mejía teria sido o próximo na fila, mas razões que só agora são claras, Juan Guaidó foi selecionado.   

"Há um raciocínio de classe que explica a ascensão de Guaidó", observou Sequera, analista venezuelano. “Mejía é de classe alta, estudou em uma das universidades privadas mais caras da Venezuela e não podia ser facilmente divulgado ao público da maneira que Guaidó conseguia. Por um lado, Guaidó tem características mestiças comuns, como a maioria dos venezuelanos, e parece mais um homem do povo. Além disso, ele não havia sido superexposto na mídia, então ele poderia ser construído como praticamente qualquer coisa”.

Em dezembro de 2018, Guaidó passou furtivamente pela fronteira e foi a Washington, Colômbia e Brasil para coordenar o plano de realizar manifestações em massa durante a posse do presidente Maduro. Na noite anterior à cerimônia de posse de Maduro, tanto o vice-presidente Mike Pence quanto a chanceler do Canadá, Chrystia Freeland, ligaram para Guaidó para afirmar seu apoio.

Uma semana depois, o senador Marco Rubio, o senador Rick Scott e o deputado Mario Diaz-Balart - todos legisladores da base da Florida do lobby de direita no exílio cubano - se juntaram ao presidente Trump e ao vice-presidente Pence na Casa Branca. A pedido deles, Trump concordou que se Guaidó se declarasse presidente, ele o apoiaria.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se encontrou pessoalmente com Guaidó no dia 10 de janeiro, segundo o Wall Street Journal. No entanto, Pompeo não conseguiu pronunciar o nome de Guaidó quando o mencionou em uma coletiva de imprensa em 25 de janeiro, referindo-se a ele como “Juan Guido”.

Em 11 de janeiro, a página da Wikipedia de Guaidó havia sido editada 37 vezes, destacando a luta para moldar a imagem de uma figura anteriormente anônima que agora era o ator para as ambições de mudança do regime de Washington. No final, a supervisão editorial de sua página foi entregue ao conselho de elite da Wikipédia de "bibliotecários", que o declarou o presidente "contestado" da Venezuela.

Guaidó poderia ter sido uma figura obscura, mas sua combinação de radicalismo e oportunismo atendeu as necessidades de Washington. “Aquela peça interna estava faltando”, disse uma fonte da administração Trump sobre Guaidó. "Ele era a peça que precisávamos para que nossa estratégia fosse coerente e completa".

“Pela primeira vez,” Brownfield, o ex-embaixador norte-americano na Venezuela, disse ao New York Times, “você tem um líder da oposição que está claramente sinalizando às forças armadas e à polícia que ele quer mantê-las ao lado dos anjos e com os mocinhos."

Mas o Partido da Vontade Popular de Guaidó formou as tropas de choque das guarimbas que causaram a morte de policiais e cidadãos comuns. Ele até se vangloriara de sua própria participação em tumultos de rua. E agora, para conquistar os corações e as mentes dos militares e da polícia, Guaidó teve que apagar essa história encharcada de sangue.

Em 21 de janeiro, um dia antes do início do golpe, a esposa de Guaidó fez um discurso em vídeo pedindo aos militares que se levantassem contra Maduro. Sua performance foi sem emoção e sem inspiração, ressaltando as perspectivas políticas limitadas de seu marido.

Em uma coletiva de imprensa antes dos partidários, quatro dias depois, Guaidó anunciou sua solução para a crise: "Autorize uma intervenção humanitária!"

Enquanto aguarda a assistência direta, Guaidó continua sendo o que sempre foi - um bicho de estimação de forças externas cínicas. "Não importa se ele cai depois de todas essas desventuras", disse Sequera sobre a figura do golpe. "Para os norte-americanos, ele é dispensável".

¹ Troika ou troica (em russo: тройка) é a palavra russa que designa um comitê de três membros. A origem do termo vem da "troika" que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou mais frequentemente, um trenó puxado por cavalos. Em política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma.

² Revoluções coloridas é a designação atribuída a uma série de manifestações políticas de oposição que envolveram a derrubada de governos considerados antiestadunidenses, e sua substituição por governos pró-Ocidentais.

Edição: GrayZone | Tradução: Aline Marcelino (Opera Mundi)