Pernambuco

Comunicação

Programa Brasil de Fato passa a ser diário na Rádio Clube 720 AM

No ar há quase dois anos, programa que era transmitido semanalmente aos sábados pela manhã passa a ser diário e ao vivo

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Iyalê passa a comandar o Brasil de Fato, de segunda a sexta, na Rádio Clube 720 AM
Iyalê passa a comandar o Brasil de Fato, de segunda a sexta, na Rádio Clube 720 AM - Arquivo pessoal

Com estreia marcada para próxima segunda-feira (04), chega às ondas da rádio pernambucana o novo Programa Brasil de Fato, que passa a ser diário e ao vivo. Assumindo o mesmo caráter de sempre, com uma linguagem popular e uma linha editorial que aborda temas políticos, culturais e sociais que impactam a vida da população, o grande diferencial é que o Brasil de Fato deixa de ser transmitido semanalmente e passa a estar de segunda a sexta-feira, às 14h, na programação da Rádio Clube 720 AM. 
Se antes o programa semanal tinha o papel de trazer, todos os sábados, um balanço dos principais fatos e acontecimentos que marcaram a semana, o agora diário assume um acompanhamento mais atualizado, buscando fazer com que as principais notícias do dia cheguem rapidamente ao ouvinte e oferecendo uma cobertura ao vivo dos principais fatos em vigor. O programa também conta com transmissão ao vivo na internet na Rádio Brasil de Fato (www.brasildefato.com.br/radioagencia), onde também fica disponível para escuta posterior. 
O Programa Brasil de Fato está no ar desde março de 2017. Durante esses quase dois anos, o programa foi semanal, sendo transmitido às 7h dos sábados. Ao longo desse período, foram entrevistadas personalidades como Silvério Pessoa, Lirinha, Ana Cañas, Igor de Carvalho, a deputada federal eleita Marília Arraes, o deputado federal eleito Carlos Veras, o vereador do Recife Ivan Moraes, além de especialistas em temas como saúde, cultura, política, direito, entre outros. Também foram feitas importantes coberturas para rádio, como o acompanhamento da Caravana Lula pelo Nordeste, em 2017, e a Caravana Semiárido Contra a Fome, em 2018.
Para Monyse Ravena, editora chefe do Brasil de Fato Pernambuco, o programa de rádio diário representa importantes saltos políticos e jornalísticos. “Esse novo formato nos permite estar mais perto do povo. O rádio tem uma premissa, que é a constância. Quanto mais periodicidade tem um programa, mais a gente consegue solidificar nossa audiência. Agora, nossos ouvintes vão ter a oportunidade de nos escutar todos os dias. Isso importa muito, porque é levar a linha editorial para o cotidiano e para a casa das pessoas”, explica. 
O Brasil de Fato PE conta com site na internet, redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), jornal impresso semanal e dois programas de rádio: o Revista Brasil de Fato, semanalmente na Rádio Frei Caneca FM, e o programa Brasil de Fato, agora diário na Rádio Clube AM. Monyse afirma que, dentro do recorte de linha editorial e de públicos prioritários para o Brasil de Fato, estar nas rádios é fundamental: “Priorizamos comunicar para aqueles grupos que comumente a mídia comercial chama de classes D e E. São esses os nossos públicos prioritários: trabalhadores e trabalhadoras, que estão nessa faixa de renda e de classe social. Também optamos por uma rádio AM pelo alcance, que torna nossa audiência estadual, o que é muito importante para nós”.
Dentre os principais desafios, a editora cita dois. O primeiro, é o de fazer um caminho diferente da maioria dos meios de comunicação: “Sempre vamos um pouco na contramão do mercado. Enquanto vários veículos populares apostam 100% na internet, a gente ainda entende que é muito importante apostar nessas outras mídias, como o jornal impresso e a rádio”. O segundo, é a periodicidade diária, que será uma novidade para a equipe: “Vamos fazer um programa ao vivo, todos os dias, algo que a gente nunca fez antes. Mas, são bons desafios os que temos”, comemora.


A voz da rádio
O programa conta com a locução de Iyalê Tahyrine, que já era uma das locutoras do semanal. Recifense de nascença, Iyalê é licenciada em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se define como uma amadora musical e militante das causas sociais. 
A aproximação com a comunicação popular veio na trajetória no Brasil de Fato. No começo, ela era responsável por organizar a distribuição do jornal. Depois, passou a fazer a locução de boletins, para a internet. No programa de rádio semanal, Iyalê assumiu a tarefa de locução, dividindo a apresentação com o radialista Daniel Lamir e as jornalistas Catarina de Angola e Rani de Mendonça, em diferentes momentos. Agora, Iyalê assume sozinha a tarefa de condução do programa diário. Iyalê também é colunista do Brasil de Fato PE na internet, escrevendo artigos opinativos sobre arte, cultura e música. 
Para ela, o grande desafio de apresentar o Brasil de Fato na rádio é sempre o de “conseguir dialogar com as pessoas a partir de uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do mundo, buscando uma linguagem simples e trazendo não só questões políticas, assim como tantas outras que afetam cotidiano da população”. Ainda de acordo com Iyalê, a expectativa agora é saber como as pessoas irão receber esse novo formato do programa, agora diário: “Antes esse contato era apenas semanalmente, mas, agora, será diário e mais intenso”, afirma.
Como apoio, a apresentadora terá uma equipe de colunistas temáticos, que abordarão temas relacionados a esporte, política, cultura e saúde. Além disso, serão trazidas notícias de outras cidades de Pernambuco, de outros estados do nordeste e de todo o Brasil, com correspondentes espalhados por todo o país que formam a rede de jornalistas do Brasil de Fato. 
 

Edição: Monyse Ravena