Paraná

Brasil de Fato PR - Edição 110

Destaques:

👎🏿*Editorial*
Governos de direita não resolvem os problemas do povo.

✊🏿*300 dias de luta por Lula Livre*
Das cenas de violência e agressão por parte da polícia no dia de sua chegada, à solidariedade, apresentação de artistas, atos ecumênicos e, principalmente, a presença de quem não arreda o pé de frente da Polícia Federal em Curitiba e mantém a luta contra a injustiça.


❌*Perseguição*
A juíza substituta de Sérgio Moro, Gabriela Hardt, condenou o ex-presidente Lula a mais 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do petista pode entrar com recurso para tentar reverter a decisão na Justiça do Paraná.

🎬*Entrevista*
Filme que ator Wagner Moura dirigiu estreia no Festival de Berlim com dificuldades de financiamento e sem data para lançamento no Brasil.

👨🏾‍⚕*Descaso*
Funcionários do quadro do chamamento público do Hospital Universitário (HU) de Londrina não suportam mais os atrasos do governo estadual. Este ano, o salário ficou retido por quase dois meses.

🔊*Nenhuma gota de sangue*
Mobilizações tiveram a intenção de dar visibilidade ao massacre silencioso que os povos indígenas vêm sofrendo no país.

👇🏿*Previdência*
Reforma prevê, por exemplo, a obrigatoriedade de idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres. Na de Temer, eram 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

🗣*Opinião*
Todo mundo percebe que o preço da gasolina recuou. Há quem atribua a mudança à posse de Jair Bolsonaro. Mas o novo governo nada tem a ver com isso. 

➡*Proposta de Moro*
Proposta relativiza o direito de defesa e não apresenta soluções efetivas para a segurança pública.

🔍*Coluna | Que direito é esse?*
A empresa Vale, responsável pelo crime, não está atendendo às reivindicações dos atingidos. Não há notícia nem mesmo sobre o cumprimento da promessa que fez de “doar” R$ 100 mil para famílias que perderam parentes. 

🤲🏿*Ato interreligioso*
O tom do ato foi de homenagem a Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão de Lula falecido há uma semana. 

⚽*Futebol*
Campeão brasileiro pelo Coritiba, e ídolo no Corinthians, o ‘’Pantera Negra’’ faleceu na quarta-feira.