Coluna

Viva São Sepé!

Imagem de perfil do Colunistaesd
Fragmento do Memorial da Epopeia Riograndense em Porto Alegre (RS), obra de Danúbio Gonçalves
Fragmento do Memorial da Epopeia Riograndense em Porto Alegre (RS), obra de Danúbio Gonçalves - Eugenio Hansen | OFS
Sepé Tiaraju empresta o nome para muitos assentamentos do MST e locais públicos

Dia 7 de fevereiro de 1756, caiu em combate o líder guarani Sepé Tiaraju, que nos inspira e protege até hoje. Ele enfrentou apenas com arco, flecha, e seu direito os exércitos da Espanha e Portugal juntos, com seus canhões e a benção do Vaticano. Perderam seu território milhares de guaranis mortos e a maioria da população teve então que fugir para o outro lado do rio Uruguai, o que é agora a província de Misiones na Argentina e o Paraguai, cuja população até hoje é majoritariamente guarani e seu idioma, nacional. 

Continua após publicidade

Poderiam ter construído uma bela República dos Guaranis, se não fosse a sanha perversa do capital mercantil europeu, naquele imenso território sob seu domínio em que controlavam as três principais bacias hidrográficas do Cono Sur: Rio Paraguai, Rio Paraná e Rio Uruguai, as três denominações dadas por eles. E que ia de Montevideo até o que é hoje a cidade de Valle Grande, no nordeste da Bolívia, onde por sinal caiu o Che. E ainda habitada por descendentes de guaranis.

Eles já praticavam voto secreto, direto, de todas mulheres e homens acima de 16 anos. Sepé Tiaraju foi eleito cacique e líder assim. As mulheres brasileiras só foram conquistar o direito ao voto na constituinte imposta por Getúlio em 1934.

Com a derrota guarani nasce o latifúndio gaúcho, distribuído primeiramente entre os oficiais invasores vencedores, que demarcaram para si imensas fazendas de gado. Contra o qual estamos lutando até hoje.

Os guaranis nos deixaram um legado cultural imenso. Do seu idioma recolhemos palavras. Da sua culinária, aprendemos a fazer churrasco. Eles eram muito carnívoros, em função do habitat pampeano, com poucas frutas e verduras.

Foram eles que trouxeram a batata e o milho dos povos andinos e fizeram ampla distribuição por aqui, utilizando inclusive na forma de um mingau cozido, que os nossos avós italianos chamam de polenta e acham que foram eles que inventaram (risos). Nosso mate amargo, que era frio, como até hoje se sorve o tererê no Paraguai.

Nosso lendário Sepé Tiaraju falava três idiomas: guarani, espanhol e português. Cristão, se imortalizou como São Sepé. Agora, nome de um município e uma lenda popular. Com o Papado de Francisco iniciou-se o processo de sua canonização através da Diocese de Bagé, a quem pertence a paróquia de São Gabriel, local de sua morte.

Aprendi sua história ainda no ensino fundamental, quando o governo Brizola (1958-62) universalizou a escola primária, com a construção das “brizoletas” em todas as comunidades rurais, como eram apelidadas pelo povo, pois tinham a mesma arquitetura de material. E ele colocou a história de Sepé e sua figura em todos os cadernos distribuídos para a piazada.

No MST ele é nosso protetor, e nos empresta o nome para muitos assentamentos e locais públicos. Mas temos ainda uma grande dívida histórica do povo gaúcho, seus herdeiros, com os remanescentes Guaranis, que vagueiam por nossos estradas, sem terra e sem destino. Haverá algum dia um governo popular, que lhes garanta de novo uma vida com terra e dignidade!

Viva São Sepé!

Aos nossos jovens, recomendo que busquem ler e comprar o livro "República dos Guaranis", de Clovis Lugon, da editora Expressão Popular.

Edição: Mauro Ramos