Pernambuco

COMUNICAÇÃO

Frei Caneca FM com novidades na programação

A rádio pública do Recife estreia novos programas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os projetos dos novos programas foram selecionados através de um edital
Os projetos dos novos programas foram selecionados através de um edital - Patrick Torquato

Em sintonia com o início de ano, a Rádio Frei Caneca FM 101,5 chega com novidades na programação diária após o carnaval de 2019. Nove novos programas passam a integrar a programação da rádio pública do Recife. Os projetos foram selecionados a partir de um Edital Complementar lançado pela Frei Caneca em 2018.
Desde o ano passado, os ouvintes podem conferir a grade semanal de atrações, que passam pelos diversos temas e gêneros da rádio, produzidos com exclusividade para a rádio pública do Recife. Dentre os novos projetos selecionados, estão programas com temáticas musicais, mulher e feminismo, debates raciais, entre outros assuntos.
A Frei Caneca FM é fruto de um projeto de emissora pública municipal de rádio que surgiu em 1960, por meio da Lei Municipal nº 6511. No entanto, o projeto permaneceu no papel durante quase 60 anos, se tornando uma pauta de luta dos movimentos populares vinculados à comunicação popular e independente do Recife.
Em 2016, a rádio começou a funcionar de maneira experimental e, em 2018, estreou sua programação própria, contando com atrações educativas, culturais e inclusivas. O Brasil de Fato está na rádio com o programa  Revista Brasil de Fato Pernambuco, conduzido por Daniel Lamir, que já recebeu convidados como o monge beneditino Marcelo Barros e o deputado federal Carlos Veras. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 20h, com reprises nos sábados às 15h.


Frei Caneca no Carnaval


Outra novidade, é que a Rádio Frei Caneca está com programação especial para o carnaval de 2019. O Bloco do Pen Drive já esta no ar, nas sextas e sábados que antecedem o carnaval, trazendo músicas carnavalescas da meia-noite às 5h.
Outra novidade é que no dia 24 de fevereiro, a Frei Caneca FM estará com um palco especial na Praça do Arsenal, trazendo atrações musicais.
Já nos dias do carnaval, a rádio estará realizando cobertura própria, entre o dia 28 de fevereiro (quinta-feira) e o dia 05 de março (terça-feira de carnaval), com reportagens especiais e transmissão ao vivo do Marco Zero e do palco do Recbeat.


Confira as novidades da Frei Caneca FM:


Manas, Minas e Mamas (terça-feira, às 12h)
Discute temas feministas e de equidade de gênero, além de trazer produções femininas no campo da música e divulgar serviços gratuitos direcionados às mulheres.

Vozes do Campo e da Cidade (quarta-feira, às 12h)
O programa traz para os ouvintes discussões sobre as ligações existentes entre as mulheres do campo e da cidade, direitos das mulheres, organização social e empoderamento feminino.

Mulher faz política todo dia – meu voto será feminista (quinta-feira, às 12h)
Por meio de entrevistas, notícias e bate-papo, o programa aborda a participação das mulheres na política e a presença do feminismo nas práticas cotidianas.

Verde, Amarelo e Vermelho – Reggae Brasileiro (sábado, às 16h)
Sabia que Pernambuco também tem reggae? Trazendo as cores do gênero jamaicano e a cultura Rastafari, serão realizadas entrevistas com artistas e bandas e indicações de leitura.

Manguetronic (sábado, às 21h)
Nascido em 1996 na internet, o programa agora chega à rádio trazendo o movimento Mangue atual e do passado, conectado com trabalhos de artistas e grupos nacionais e estrangeiros.

Pagode, Futebol & Batucada (sábado, às 10h)
O programa surgiu na internet para provar que música e esporte combinam. É esperado muito samba e uma dinâmica descontraída para embalar os fins de semana.

Caneca Boogie (domingo, às 16h)
A música negra também tem seu espaço na nova grade. O Caneca Boogie vai trazer a dança e a emoção de ritmos como o Funk e o Soul, promovendo o orgulho negro e a arte dos guetos.

Interdependente – música e conhecimento (domingo, às 20h)
A partir da música pernambucana, o programa irá discutir temas relacionados a comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, saúde, ciência e espiritualidade.

Audio Mundi (domingo, às 21h)
Em todo o planeta tem música boa sendo produzida por artistas que fogem do tradicional. A proposta do Audio Mundi é juntar as diversas expressões dessa produção global.

Edição: Monyse Ravenna