Rio de Janeiro

JUSTIÇA

Ex-policial acusado de matar o menino João Roberto é absolvido em novo julgamento

O crime aconteceu em 2008, o ex-soldado da Policial Militar Elias Gonçalves da Costa já tinha sido absolvido em 2011

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
João Roberto tinha apenas três anos na data do crime; ele estava no carro que foi atingido acompanhado da mãe e do irmão de nove meses
João Roberto tinha apenas três anos na data do crime; ele estava no carro que foi atingido acompanhado da mãe e do irmão de nove meses - Reprodução

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri da Justiça do Rio de Janeiro decidiu por maioria absolver o ex-soldado da Polícia Militar Elias Gonçalves da Costa, acusado de matar o menino João Roberto em 2008, em um segundo julgamento realizado na última quinta-feira (14).

A primeira apreciação do caso ocorreu em 2011, quando Costa também foi absolvido do crime. Este segundo julgamento aconteceu após o recurso do Ministério Público (MP) por considerar que os jurados reconheceram a culpa do policial, mas o inocentaram.

Entenda o caso

Em 2008, Costa e o também ex-cabo da Polícia Militar William de Paula estavam em perseguição a um grupo de suspeitos na Tijuca quando confundiram o carro da família de João Roberto com o carro perseguido.

Vários disparados contra o veículo foram efetuados e a criança foi atingida. Ela estava acompanhada da mãe e de seu irmão de apenas nove meses, e acabou morrendo por conta dos ferimentos.

Durante o primeiro julgamento, a defesa de Costa alegou que o ex-policial efetuou disparos, mas que os tiros que mataram João Paulo partiram da arma de De Paula. O ex-cabo também chegou a ser inicialmente absolvido em 2008, mas foi condenado a 18 anos de prisão em um segundo julgamento em 2015.

Edição: Jaqueline Deister