Pernambuco

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato Pernambuco - 19/02/2019

A edição destaca entrevista com Cícera Nunes, presidenta da FETAPE

Recife (PE) Brasil de Fato |
Cícera Nunes é a  primeira mulher a presidir a FETAPE.
Cícera Nunes é a primeira mulher a presidir a FETAPE. - Fátima Pereira

A entrevista desta edição do Programa Brasil de Fato Pernambuco foi com Cícera Nunes, presidenta da FETAPE (Federação do Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), que também é agricultora familiar e assentada da reforma agrária, graduada em serviço social e pós-graduada em gestão da capacidade humana. É a primeira mulher a presidir a federação. Ingressou no movimento sindical rural em 1998. Antes de ocupar a presidência, passou pela direção de política para juventude, e foi diretora de finanças e administração. Cumprirá o mandato como presidenta de 2019 a 2022. A conversa com Cícera foi sobre a medida provisória 871/2019 que institui o programa especial para análise de benefícios, com indícios de irregularidade e alteração das regras de acesso a: aposentadoria rural, pensão por morte, auxílio doença, salário maternidade e do benefício de prestação continuada.

Um caso que chocou o Brasil foi o assassinato de Pedro Gonzaga, de 19 anos, no último dia 14. Pedro foi morto por um segurança do supermercado extra, na barra da Tijuca, área nobre do rio de janeiro, asfixiado. Essa edição traz informações sobre as mobilização em  torno do caso.
A repórter Vanessa Gonzaga acompanhou o quinto encontro nacional de agricultoras e agricultores experimentadores, que aconteceu em Juazeiro do Norte, no cariri cearense e por lá conheceu os profetas das chuvas, que vivem no semiárido brasileiro, entenda melhor na reportagem.
Além disso, o programa conta ainda com participação do colunista de política, Vinicius Sobreira, que hoje trouxe um panorama da Assembleia Legislativa de Pernambuco, os perfis das deputadas e deputados, e a divisão entre a base do governador Paulo Câmara e a oposição. 


 

Edição: Monyse Ravenna