Pernambuco

DIREITOS DE FATO

Conheça a reforma da previdência do governo Bolsonaro

A idade mínima passaria a ser 65 anos para homens e mulheres e o tempo mínimo de contribuição, de 15 para 20 anos

Brasil de Fato | Recife |
O ministro Paulo Guedes, neoliberal com formação na Escola de Chicago, será o responsável pelo texto a reforma
O ministro Paulo Guedes, neoliberal com formação na Escola de Chicago, será o responsável pelo texto a reforma - Sergio Lima/AFP

Comandada por Paulo Guedes, Ministro da Economia do Governo Bolsonaro, autêntico porta-voz e fiador do mercado financeiro, neoliberal com formação na Escola de Chicago, a Reforma da Previdência deve ser anunciada e enviada ao Congresso Nacional até o fim do mês. O texto desta Reforma, segundo o que já foi vazado, deverá se centrar em três pontos: a idade mínima passar a ser 65 anos para homens e mulheres; ser necessário 40 anos de contribuição para receber 100% da aposentadoria e criar um novo regime por capitalização.

Assim, com a Reforma, seria extinto o princípio da solidariedade e as contribuições serem tripartite, feitas pelo trabalhador, empresa e Estado; com a capitalização, as contribuições iriam para uma conta individual e seriam aplicadas em investimentos. Além disso, a idade mínima passaria a ser 65 anos para homens e mulheres e o tempo mínimo de contribuição, de 15 para 20 anos para trabalhadores com INSS e 25 para servidores públicos. Após os 20 anos, os trabalhadores poderiam receber 60% do benefício; para receber 100% da aposentadoria, seria necessário contribuir por 40 anos.

Outra mudança prevista é o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, havendo um regime único. Tais mudanças não atendem em nada os interesses da classe trabalhadora, que terão que trabalhar mais tempo e dificilmente conseguirão se aposentar. A ela cabe apenas resistir e lutar contra a Reforma!     

Edição: Marcos Barbosa