Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 22/02/19

Apoio a projetos culturais e Manifesto Pela Paz na Venezuela são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Integração entre universidade e sociedade via projetos culturais
Integração entre universidade e sociedade via projetos culturais - Fernando Frazão/Agência Brasil

O programa da última sexta-feira (22) conversa sobre o Núcleo de Apoio à Produção Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Naprocult),que presta orientação e consultoria gratuitas. E fala sobre o “ Manifesto Pela Paz na Venezuela” lançado por movimentos sociais.

Em entrevista, Marize Figueira, coordenadora do Naprocult, comenta sobre o serviço que orienta artistas, coletivos, estudantes e movimentos sociais a elaborar projetos culturais. Segundo Marize, além de despertar um olhar mais técnico conectado com a sociedade, o projeto visa uma maior aproximação da academia com a comunidade.

Joaquin Piñero, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), informa sobre o lançamento do manifesto realizado por diversas lideranças, movimentos sociais e intelectuais, que rechaça a possibilidade de uma guerra com o país vizinho e mostra as consequências da intervenção militar para o Brasil. Para Joaquin, a ação expõe ainda o rompimento com a tradição diplomática brasileira em busca da paz, diálogo e integração regional.

O programa traz ainda o possível quadro de contaminação de cobre e alumínio em bombeiros de Brumadinho. Noticia também como, pela primeira vez, um general brasileiro será subordinado ao exército dos Estados Unidos.

 No Papo Esportivo, a preparação da seleção feminina de futebol para a Copa do Mundo e o uso do árbitro de vídeo no campeonato brasileiro são os destaques. Já  no quadro Cinema de Fato, estreia de filmes nacionais são as dicas para o fim de semana. 

Edição: Fernanda Castro