RESISTÊNCIA

Festa da Semente Crioula reafirma a cultura camponesa e a importância da partilha

Brasil afora, onde há movimento social ligado ao campo, há a celebração dos grãos e a tradição de cultivar e multiplicar

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Festa da Semente Crioula realizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reuniu cerca de 500 pessoas em Seberi
Festa da Semente Crioula realizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reuniu cerca de 500 pessoas em Seberi - Fotos: Leandro Molina

Em Seberi, norte do Rio Grande do Sul, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizou neste mês a quinta edição da sua festa, viabilizando um espaço coletivo de fortalecimento de classe perante o período de violações que atravessa a sociedade brasileira. Milho, trigo e feijão crioulos foram algumas das sementes compartilhadas.

“Nos reunimos para festejar, mas também para refletir e reafirmar esse princípio que tem nos norteado neste período histórico, de permanecer juntos, fortalecidos e resistentes, irmanados sem ninguém soltar a mão de ninguém”, afirmou a dirigente do movimento Maria Kazé, que veio do Piauí para participar da festa. Lembrou a importância da soberania alimentar e a necessária recuperação da diversidade das sementes, além da afirmação da alimentação saudável e a valorização do meio ambiente. Para ela, apesar das dificuldades, a militância dos movimentos sociais mostrará que está pronta a dar sua contribuição para a construção de um país mais justo e igualitário.

Comida saudável

Frei Sérgio Görgen ressaltou a importância de plantar e lutar pelas gerações futuras 

Frei Sérgio Görgen, também dirigente do movimento, afirmou que o campesinato brasileiro tem três grandes desafios em seu norte próximo: organizar o povo na defesa dos seus direitos; firmar um projeto voltado à produção de comida saudável e recuperar a democracia no país. 

“Hoje estamos reunidos num momento festivo, de celebração, de congraçamento, mas também é momento de relembrarmos nossa história, nossas lutas e nossas conquistas. Sabemos das dificuldades do presente, mas não vamos perder a visão do futuro, a visão do nosso projeto histórico, da nossa utopia, daquilo porque nós lutamos”, disse. Resgatando a memoria das lutas empreendidas pelas gerações passadas, acentuou que a história não termina nesta geração e que é preciso também plantar e lutar pelas gerações futuras.

Festa reuniu representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco 

Cerca de 500 pessoas vindas de diferentes lugares confraternizaram e reforçaram o ideal da agroecologia na sede da Cooperbio, a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil, situada na Linha Tesoura, interior de Seberi. Além de delegações do MPA vindas de várias regiões do Rio Grande, o evento teve a participação de representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco. Todas trouxeram produtos produzidos sem veneno, sementes crioulas e saberes para compartilhar. Ao som de músicas tradicionais a palavra “partilha” teve seu significado reforçado por homens, mulheres e crianças. 

Sementes de milho, trigo e feijão crioulos foram compartilhadas 


Este conteúdo foi originalmente publicado na versão impressa (Edição 10) do Brasil de Fato RS. Confira a edição completa.

 

Edição: Marcelo Ferreira