Pesquisa

Aprovação de Bolsonaro é a mais baixa de um presidente brasileiro no primeiro mandato

Enquete divulgada nesta terça (26) foi encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Governo de Jair Bolsonaro é considerado ruim ou péssimo por 19% da população
Governo de Jair Bolsonaro é considerado ruim ou péssimo por 19% da população - Sérgio Lima | AFP

Segundo a pesquisa feita pelo instituto MDA e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o começo do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é visto por 29% da população como regular, e como ruim ou péssimo por 19%. A enquete, realizada entre 21 e 23 de fevereiro, mostra que o novo governo é bom ou ótimo para 38,9%; 13,1% não soube ou não quis responder. Desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 1998, nenhum presidente brasileiro eleito havia apresentado índices tão baixos de aprovação em um primeiro mandato. 

A pesquisa CNT/MDA no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, apontava uma aprovação de 56,6%. Já o início do primeiro governo de Dilma Rousseff (PT) foi considerado bom ou ótimo por 49,2% da população. O governo de Michel Temer (MDB) -- que não foi eleito como presidente --, teve uma aprovação de 11% nos primeiros meses. 

Leia o relatório da pesquisa CNT/MDA

Fonte: Relatório síntese da pesquisa CNT/MDA

Para o cientista político Alberto Carlos Almeida, "a atual avaliação de Bolsonaro por essa pesquisa indica um nível próximo ao de Dilma em setembro de 2014. Por analogia, se a eleição fosse hoje ele venceria por uma margem apertada. Ainda estamos no período de lua-de-mel, quando o eleitor diz: 'ainda não deu tempo para ele fazer alguma coisa'". 

A pesquisa divulgada nesta terça (26) ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades federativas nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Edição: Mauro Ramos