Pernambuco

Festa

Carnaval também é política: MST divulga programação para a folia no Recife e Olinda

Esse ano, o tradicional Bloco Sem Terra traz como lema “Lula Livre, Chávez Vive!”

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Bloco foi fundado em 2000 e conta com bonecos gigantes de lutadores do povo, como o presidente Lula
Bloco foi fundado em 2000 e conta com bonecos gigantes de lutadores do povo, como o presidente Lula - PH Reinaux

As festas do rei Momo estão chegando e o debate político definitivamente não vai ficar de fora desse carnaval. Como já é tradição, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estará com sua barraca trazendo programação especial para a festa olindense, além do bloco que toma as ladeiras nas segundas-feiras de carnaval. A grande novidade desse ano é que o movimento também estará com atividades no Armazém do Campo, no centro do Recife. 
Não é de hoje que o MST acrescenta seu vermelho às cores da folia popular. De acordo com Jaime Amorim, dirigente do movimento em Pernambuco, no ano 2000 o movimento montou pela primeira vez sua barraca na Ribeira, em Olinda, para que pessoas militantes, amigas ou simpatizantes do MST passassem a se reunir e confraternizar durante o carnaval. Foi a barraca que deu origem ao “Bloco Sem Terra”, que sai nas segundas-feiras de carnaval desde 2010. “A gente também aproveita a barraca e o bloco para fazer política, para transformar o carnaval também em um espaço político”, explica. 
Como já é costume, a cada ano o movimento busca homenagear o legado de importantes lutadores e lutadoras do povo. Este ano, o MST anunciou que a barraca será batizada com o nome de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), assassinada a tiros em 2018, o que provocou protestos em todo Brasil e em muitos países. “A morte de Marielle é a marca da intolerância desse país”, reforça Jaime. As atividades da barraca iniciam no sábado (02/03) e se estendem até a terça-feira (05/03). Este ano, a barraca ficará localizada na praça do Fortim do Queijo, R. Manuel Borba, no bairro do Carmo, Olinda.
Já o bloco do MST, que sairá na segunda-feira de carnaval (04/03), este ano traz como lema: “Lula Livre, Chávez Vive!”. De acordo com Jaime Amorim, a ideia é “homenagear as duas lutas desse momento: a Luta pela liberdade de Lula e a luta pela democracia da Venezuela”. O ex-presidente da república Luís Inácio Lula da Silva está preso há quase um ano, por meio de uma condenação questionada por diversos juristas de todo o país quando à sua legalidade. Já a homenagem a Hugo Chávez, se refere ao legado do falecido presidente da Venezuela, que tem como sucessor Nicolás Maduro, cujo governo está sob ameaça de golpe de Estado. 
A grande novidade deste ano, são as atividades que o MST estará realizando também no Recife, no Armazém no Campo. Com localização privilegiada, o Armazém se localiza na Avenida Martins de Barros, 387, a poucos metros da Ponte Maurício de Nassau, que liga o bairro de Santo Antônio ao Recife Antigo. As atividades no armazém iniciam no sábado (02/03) e seguem durante toda a semana de carnaval, com atrações artísticas.


Confira abaixo a programação de carnaval do MST em Olinda e no Recife:
Programação barraca do MST – Olinda

(R. Manuel Borba - Carmo, Olinda)
Sábado – 02/03
15:00 abertura política da barraca, com homenagem a Marielle Franco
15:30 Maracatu Nação Mulambo e DJ Isa
Domingo – 03/03
16:00 – Cocô Flor de Mulungu
Segunda – 04/03
12:00 concentração do Blocão da Democracia
14:00 saída do Bloco SEM TERRA como outros 21 blocos
18:00 Banda Forró de Cabeça
Terça – 05/03
16:00 DJs

Programação Armazém do Campo – Recife
(Avenida Martins de Barros, 387 – Santo Antônio, Recife)
Sexta feira – 01/03
17:00 - Início da Festa Dj Lucas
18:00 Banda Forró de Cabeça – Esquenta da abertura do carnaval do Recife
Sábado – 02/03
17:00 Frevo
18:00 Cocô Flor de Mulungu
Domingo – 04/03
17:30 – Maracatu Nação Mulambo
Segunda – 04/03
17:00 Djs, frevo e maracatu
Terça – 05/03
17:00 Djs, frevo e maracatu
 

Edição: Monyse Ravena