Pernambuco

SERVIÇOS

Recife se prepara para receber o Carnaval 2019

Confira as informações sobre transporte, saúde e outros serviços públicos durante os dias de festa

Brasil de Fato | Recife (PE) |
As milhares e pessoas que chegam para a festa e a organização da folia causam mudanças na dinâmica da cidade
As milhares e pessoas que chegam para a festa e a organização da folia causam mudanças na dinâmica da cidade - Clélio Tomaz/Prefeitura do Recife

O Carnaval de Recife é um dos que mais atrai foliões, tanto pernambucanos, quanto turistas de todo o Brasil, e até do mundo. Essa alteração na dinâmica da cidade faz com que serviços públicos se adaptem à folia, para garantir a segurança e a mobilidade daqueles que desejam participar das festividades de Momo. Confira informações a respeito do funcionamento dos principais serviços públicos durante o carnaval.
Central do Carnaval
A Central do Carnaval estará dividida em dois espaços, ambos no Recife Antigo: na Rua do Observatório e no Museu Cais do Sertão. Nas centrais, os foliões poderão utilizar totens com carregadores de celular, além dos serviços de achados e perdidos, fraldário, farmácia, caixas eletrônicos, atendimento do Procon, entrega de preservativos, lubrificantes e informativos, entre outros.
Proteção à Mulher
O carnaval do Recife contará em 2019 com serviços para assegurar a proteção de mulheres contra a violência e o assédio. A partir da sexta-feira (1), a Secretaria da Mulher do Recife estará com equipes do Centro Clarice Lispector das 18h às 2h, escutando e orientando mulheres que passarem por assédios ou atitudes violentas durante a folia. Além disso, será disponibilizado um telefone para orientações, o "Liga, Mulher", a partir do qual as vítimas poderão buscar orientações. O telefone é 0800-281-0107. A ligação é gratuita. Este será o primeiro carnaval depois da aprovação da Lei 13.718, que tipifica o crime de importunação sexual. Dessa forma, assédio passa a ser crime.
Prevenção e testagem de IST
Durante a festa, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos e unidades de gel lubrificante na Central do Carnaval, os foliões também poderão realizar testes para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) HIV e Sífilis nos polos da Praça do Arsenal – da quarta-feira (27) à terça (5) – e do Ibura – do domingo (3) à Quarta-feira de Cinzas (6) – das 18h às 0h. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um posto avançado em frente ao Armazém 10, na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo. O posto estará em atividade a partir das 19h, encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal. Além dos profissionais da saúde, o posto contará com o apoio de duas viaturas. Também durante o Carnaval, haverá cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos descentralizados. A assistência pré-hospitalar também poderá ser acionada pela população a qualquer momento pelo telefone 192.
Transporte
Outro detalhe que merece atenção é a mobilidade urbana, com a mudança de itinerário de algumas linhas em decorrência de áreas interditadas para a folia.
No Recife Antigo, os itinerários das linhas 018 – Brasília Teimosa – Via PCR, 033 – Aeroporto – Via PCR, 071 – Candeias – Via PCR, 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 167 – TI Tancredo Neves (IMIP) – Via PCR, 611 – Alto José do Pinho, 612 – Morro da Conceição, 717 – José Amarino dos Reis – Via PCR, 622 – Vasco da Gama (Cabugá), 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo), 722 – Campina do Barreto e 100 – Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura) foram alterados por conta da montagem do palco e seguirá assim até o fim do carnaval.
A Av. N. Srª. Do Carmo também já se encontra interditada para instalação de arquibancadas e algumas paradas foram desativadas, assim como a Av. Dantas Barreto, por conta do Galo da Madrugada. Até o fim do carnaval, os foliões precisam estar atentos para novas alterações de paradas e linhas.
Como já acontece há alguns anos, além das linhas de ônibus regulares, os foliões de Recife e Olinda poderão se locomover utilizando as linhas do Expresso Folia. O serviço ficará disponível de 2 a 5 de março, com ônibus saindo a cada 10 minutos. O ponto de partida será o Estacionamento E1 do Shopping Tacaruna. O ponto de chegada e retorno do Expresso Folia Recife será o Cais da Alfândega. Já o Expresso Olinda terá como ponto terminal a Travessa do Pisa, ao lado da Igreja de Santa Tereza. Há, ainda, o Expresso Folia Galo, oferecido apenas no sábado (2), das 7h às 17h, com local de chegada e retorno na Av. Martins de Barros, junto ao terminal de Santa Rita. Os bilhetes para ida e volta custarão R$12 (Recife e Galo) e R$10 (Olinda).
Aplicativo
Os foliões também poderão acessar informações durante a folia através do aplicativo do Carnaval do Recife 2019. A plataforma reúne a programação oficial da festa e dos blocos de rua do Recife, além de informações de hospedagem, telefones úteis, postos de saúde, atendimento ao turista, localização dos banheiros químicos, pontos de embarque e desembarque do Expresso Folia, pontos do Conecta Recife (serviço de wi-fi gratuito), entre outros serviços.

Edição: Monyse Ravenna