CARNAVAL PARAIBANO

Frevo, folia e luta

A nossa arma é a alegria, o frevo e o sorriso no rosto de quem diz "Eu avisei"!

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Cafuçu sai nesta sexta (01).
Cafuçu sai nesta sexta (01). - Rafael Passos

O Carnaval está chegando e começa a pipocar de frevo na Paraíba. Fomos perguntar a alguns blocos de luta, se esse governo de extrema direita de Bolsonaro é capaz de tirar a alegria do Carnaval. Veja o que os(as) foliãs(ões) de cada bloco respondeu e confira os blocos que saem a partir de hoje:

Bloco Cafuçu (Buda Lira)- O bloco Cafuçu já nasce com mote para o carnaval, ele já é controverso na sua origem. E o carnaval ainda porque é o momento de reinvenção de criatividade de muita liberdade de expressão, então, acredito que esse ano teremos boas e belas surpresas irreverentes, fazendo a sua crítica social e política. [Concentração: 1° de março - Praça Dom Adauto 19h, Orquestras de frevo Mestre Quimba, Frevo Mania, Gambiarra, e outros].

Bloco Corujas é organizado pela ADUF-PB./ Divulgação.

Bloco Corujas – Amantes da Folia (Cristiano Bonneau) - “Não podemos deixar que o carnaval seja usado para nos desmobilizar. Pelo contrário! Vamos usar a folia para externar nossa insatisfação e reprovar esse ataque à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros” [Concentração: 1 de março -Praça Rio Branco, 20 h, Centro].

Bloco Raparigas de Chico em 2018/ Arquivo Pessoal.

Bloco Raparigas de Chico (Sílvia Patriota) - O Bloco As Raparigas de Chico, entende que o ano de 2019 é atípico. Vamos botar o Bloco na rua, e apesar do #Elenão, vamos ecoando a voz pela solidariedade, tolerância, respeito e amizade. Por isso cantar Chico Buarque, é expressar-se politicamente nesse momento tão nebuloso. [Concentração: 2 de março - Ponto de Cem Réis, 15h, com Yuri Carvalho, Kennedy Costa e Toni Leon, Grupo Voz Ativa e outros].

Em Cajazeiras

Bloco Amélia Nunca Mais - E não é só em João Pessoa que o carnaval pega fogo, em Cajazeiras o bloco Amélia Nunca mais vem cheio de luta em sua 9ª edição. Este ano, homenageia a militante feminista, Laurecy Penaforte, uma das fundadoras do bloco e referência nos movimentos em defesa das mulheres, na cidade de Cajazeiras - PB.

Cartaz do bloco Amélia Nunca Mais 2019./ Divulgação.

O Amélia sai as ruas todos os anos para dar visibilidade a luta das mulheres Cajazeirenses no enfrentamento a violência, mostrando que o carnaval também é um espaço de luta.

“O corpo da mulher não é público! Não é Não!”, dizem os movimentos, que organizam o bloco, numa construção coletiva do Movimento de Mulheres de Cajazeiras – PB, das feministas do Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Souza e da Marcha Mundial de Mulheres, em parceria com várias organizações públicas e sociais.  [Concentração: Dia 3 de março, Praça João Pessoa (Cajazeiras), com concentração às 17h. A animação fica por conta de Neide Amaro.]

Edição: Heloisa de Sousa