Podcast

Repórter SUS | Dicas para um carnaval saudável

Médico também orienta onde buscar ajuda no caso de exposição a riscos durante os dias de folia.

Ouça o áudio:

Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, cuidados com a pele e se proteger das DSTs.
Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, cuidados com a pele e se proteger das DSTs. - Foto: HoliHo na Pixabay
Médico também orienta onde buscar ajuda no caso de exposição a riscos durante os dias de folia.

Quer cair na folia sem prejudicar a saúde? Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, ter cuidados com a pele e se proteger das infecções sexualmente transmissíveis (IST/HIV e Hepatites Virais).

O Repórter SUS, programa produzido em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), traz para você as dicas do médico e especialista em Saúde da Família e Comunidade da Universidade de São Paulo (USP), Stephan Sperling.

Segundo ele, além da importância de sempre se hidratar nos desfiles de blocos e atividades de rua, é bom levar sempre a sua própria garrafinha, nada de compartilhar, para prevenir intoxicações. "Tomar cuidado com as substâncias psicoativas que são utilizadas. E, por ser um período que culturalmente se celebra mais a questão sexual, utilizar o preservativo em todas as relações. geralmente, as pessoas ficam preocupadas com o HIV, mas não podemos esquecer que há infecções causadas pelo ato sexual que estão atingindo populações cada vez mais jovens, como a Hepatite B e a Sífilis", acrescenta o médico.

Ele também enfatiza a necessidade do uso do bloqueador solar não apenas para proteger a pele dos raios ultravioleta, mas também para evitar as picadas de insetos que transmitem as arboviroses --doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

"Nunca é demais recordar os principais serviços de saúde que podem acolher pessoas que estão com alguma questão, como intoxicação exógena, contato sexual de risco ou acidente no período fértil. As unidades de saúde estão disponíveis, os serviços de urgência e emergência também como referência para as pessoas procurarem se tiverem alguma dúvida", orienta Sperling.

Vamos ouvir:

 

Edição: Cecília Figueiredo