Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 08/03/19

Atos pelo Dia Internacional das Mulheres são o destaque da edição

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Segundo organização,  cerca de 50 mil mulheres estiveram no ato do Rio de Janeiro
Segundo organização, cerca de 50 mil mulheres estiveram no ato do Rio de Janeiro - Pablo Vergara/ MST - RJ

O programa da última sexta-feira (8) trata da mobilização das mulheres em todo o país pelo direito à vida, por justiça por Marielle e contra a reforma da Previdência de Bolsonaro. 

No dia Internacional de Luta das Mulheres as ruas de todo o país foram tomadas por atos em prol do direito à vida. As manifestações trazem à tona a violência e desigualdade que as mulheres sofrem diariamente e realizam a primeira grande mobilização contra o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.

Em entrevista, Mônica Rodrigues, do coletivo Minas da Baixada, comenta sobre a mobilização realizada pelo Fórum de Mulheres na Baixada Fluminense pelo fim da violência contra as mulheres e a volta do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Para Mônica, este é um  importante momento de diálogo com as mulheres, já que os casos cotidianos de violência e impunidade tem aumentado na Baixada.

O programa traz ainda reportagens sobre os impactos da PEC da Previdência para mais de dois milhões de mulheres e a origem da história do Oito de Março.

O quadro repórter SUS fala sobre os 35 anos do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism). 

Edição: Fernanda Castro