Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 09/03/2019

No 8 de março, mulheres de todo o Brasil saem às ruas para denunciar o crime da Vale e o assassinato de Marielle

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

Confira os destaques:

Continua após publicidade

Mulheres de todo Brasil ocupam as ruas nesse 8 de março, dia internacional de luta das mulheres. As mobilizações aconteceram em 23 estados do país e no Distrito Federal. Entre as pautas, a denúncia do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, que no próximo dia 14, completa um ano. O crime da Vale, em Brumadinho, também foi lembrado pelas mulheres. 

Uma jornada internacional de manifestações foi organizada para denunciar os três anos do assassinato de Berta Cáceres. A líder social foi assassinada no dia 2 de março de 2016, em Honduras. Berta lutava contra um projeto hidrelétrico chamado Água Zarca.

Jair Bolsonaro (PSL) continua sua caçada às lutas populares. Às vésperas do carnaval, e sem discussão prévia, o presidente aprovou a Medida Provisória (MP) 873, que determina novas regras para o recolhimento da contribuição sindical. Como se não bastasse a reforma trabalhista, que retirou a obrigatoriedade da contribuição sindical e enfraqueceu as entidades, agora a MP estabelece que a colaboração do trabalhador está condicionada à autorização prévia e voluntária do empregado. Também é necessário que a autorização do desconto em folha seja individual, expressa e por escrito.


 

Edição: Minas Gerais