Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 13/03/19

Ato e atividades que pedem justiça por Marielle são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

"Eu sou porque nós somos" é uma das frases que vai colorir ruas e praças do Rio
"Eu sou porque nós somos" é uma das frases que vai colorir ruas e praças do Rio - Fernando Frazão/ Agência Brasil

O programa da última quarta-feira (13) traz os eventos “Amanhecer por Marielle” e “Carolina, Abdias e Marielle: Vida, Ancestralidade e Continuação” que marcam um ano da morte da vereadora Marielle Franco, e homenageiam grandes nomes da luta do povo negro.

Em entrevista, Isabel Lessa, presidenta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), conta os detalhes do evento “Amanhecer por Marielle” que pede justiça por Marielle, vereadora assassinada em 2018. Segundo Isabel, as atividades do dia 14 de março visam levar essa pauta a cada canto da cidade com mensagens lúdicas para dialogar com a população e culminará com um ato na Cinelândia.

Elisa Larkin, coordenadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), explica que a atividade “Carolina, Abdias e Marielle: Vida, Ancestralidade e Continuação”, que este ano será realizada por diversos coletivos, busca exaltar a luta pelo protagonismo do povo negro e a figura da mulher negra através da memória de Marielle.

Ainda no programa, como o atentado na escola de Suzano (SP) reacende o debate sobre a flexibilização do porte de armas no Brasil; e a ocupação da fazenda de João de Deus, protagonizada pelas mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No Papo Esportivo, Flamengo discute acordo com as famílias das vítimas da tragédia do Ninho do Urubu, enquanto elenco joga pela segunda rodada da Taça Libertadores da América.


 

Edição: Fernanda Castro