Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 14/03/19

O Brasil amanhece com atos por Marielle e espetáculo que aborda o direito à cidade são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Milhares de pessoas no Brasil e no mundo prestaram homenagens à Marielle
Milhares de pessoas no Brasil e no mundo prestaram homenagens à Marielle - Pablo Vergara/ MST/ RJ

O programa da última quinta-feira (14) traz as atividades em celebração à luta e ao legado de Marielle Franco e o espetáculo de dança contemporânea "A(COR)DO".

Ao completar um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, homenagens e atos políticos são realizados em diversas cidades do Brasil e do mundo. Apesar das prisões, esta semana, de dois acusados de serem os assassinos, todos os atos cobram mais agilidade e justiça para saber quem mandou matar Marielle.

Em entrevista, Alice Ripoll diretora da cia REC e Romulo Galvão, intérprete e criador, comentam sobre o espetáculo "A(COR)DO", que questiona o legado que grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas deixaram para o Rio. A performance propõe a reflexão sobre o que é ser negro e viver no Rio de Janeiro e mostra como a cidade trata com desigualdade os corpos negros.

Nas reportagens, o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens e as últimas homenagens de  familiares e amigos das vítimas do massacre em Suzano. 

Edição: Fernanda Castro