Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 15/03/19

Aula inaugural “ Marielle Somos Nós” e exposição de arte na Maré são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

A principal atuação da Rede Emancipa é a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender estudantes de escolas públicas
A principal atuação da Rede Emancipa é a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender estudantes de escolas públicas - Reprodução/ Rede Emancipa

O programa da última sexta-feira (15) fala sobre a Rede Emancipa, Movimento de Educação Popular que fará aula inaugural no Rio para jovens de escolas públicas e a exposição “Metrópole Transcultural - Retratos das Periferias”.

Em entrevista, Luciano Niklevicz Teixeira, coordenador Nacional da Rede Emancipa, comenta que a aula inaugural “Marielle Somos Nós” visa fazer uma ponte com a nova conjuntura do país e pedir justiça por Marielle Franco. Para ele, o diálogo com o legado da vereadora é muito importante, pois ela sempre reivindicou a realidade da periferia e mostrou que o povo periférico pode ocupar espaços de poder.

Isabela Souza, Diretora dos Projetos de Arte e Território do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, informa que a exposição reúne trabalhos de 14 artistas visuais que tem como referencial práticas culturais de diferentes territórios da cidade. Segundo Isabela, a exposição surge com o desejo de marcar o território da Maré enquanto um espaço potente com sujeitos produtores de arte.

O programa aborda ainda, a opinião de especialistas que afirmam a necessidade de promover uma cultura de paz e justiça social nas escolas e a união de deputados federais de quatro partidos na Câmara Federal para pedir a elucidação completa do caso Marielle.

No quadro Rio, Rua e Cultura as dicas para o final de semana são: shows, baile charme e a abertura da temporada do Teatro Municipal; já no Cinema de Fato, filmes da diretora Lúcia Murat que tem como tema a violência e o Cineclube Imbariê nos Trilhos com exibição de filme e debate são as dicas. 
 

Edição: Fernanda Castro