Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 18/03/19

Cancelamento da concessão do Maracanã e Conferência Livre de Saúde em Japeri são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

Templo do futebol brasileiro, o Maracanã foi privatizado após reforma para Copa de 2014
Templo do futebol brasileiro, o Maracanã foi privatizado após reforma para Copa de 2014 - Vanderlei Almeida / AFP

O programa da última segunda-feira (18) fala sobre a decisão do governador Wilson Witzel de suspender o contrato com o consórcio que gere o Maracanã e a Conferência Livre de Saúde realizada pelo Fórum Popular Permanente de Japeri. 

Em entrevista, Erick Omena, pesquisador do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), demonstra como o modelo de concessão do Maracanã tem uma lógica pensada para servir ao setor privado. Para ele, um patrimônio histórico e cultural como o estádio deve ser considerado como local de utilidade pública e convívio dos cidadãos . 

Ana Célia Silva, membro do Conselho de Alimentação Escolar de Japeri e do Fórum Popular Permanente de Japeri, falou sobre a Conferência Livre de Saúde que discutiu propostas para o setor no município. Para Célia, a Conferência Livre, além de propor políticas para saúde, foi um espaço de formação e informação. 

Nas reportagens, a operação da Lava Jato completa cinco anos marcada por contradições e arbitrariedades do poder judiciário; e quem é, de fato, Hamilton Mourão, general e vice presidente de Jair Bolsonaro. 

No quadro Papo Esportivo o recorde do público em partida de futebol feminino na Espanha é o destaque.  
 

Edição: Fernanda Castro