Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 19/03/19

Ação de despejo na ocupação Martin Luther King e o modelo de Sistema Previdenciário de Capitalização são os destaques

Rio de Janeiro | RJ |

Ouça o áudio:

A maioria das famílias que estavam na ocupação são de trabalhadores informais ou desempregados que não tem condições de pagar aluguel
A maioria das famílias que estavam na ocupação são de trabalhadores informais ou desempregados que não tem condições de pagar aluguel - Reprodução/ MTST/RJ

O programa da última terça-feira (19) conversa sobre o despejo de 500 famílias na ocupação Martin Luther King em Nova Iguaçu e o que muda na vida dos trabalhadores e trabalhadoras com a possível mudança no modelo de Repartição do Sistema Previdenciário para o de Capitalização proposto pelo governo Bolsonaro.

A ocupação Martin Luther King amanheceu hoje com uma ação de despejo realizada pelo Batalhão de Choque e a Polícia Militar. A repórter Clívia Mesquita, comenta que ação foi feita de maneira truculenta com bomba de gás lacrimogêneo. Ainda, que o despejo seria ilegal pois desde o primeiro mês de ocupação eles tem uma decisão judicial junto à Defensoria Pública.

Em entrevista, Paulo Jäger, economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), diz que a proposta apresentada pelo governo Bolsonaro de Reforma da Previdência baseada no Sistema de Capitalização, a torna individual e a adesão a esse regime é obrigatório. Para Paulo, esse modelo apresenta muitos riscos já que a cobertura será feita exclusivamente pela fonte de contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras.

Cláudia Santiago, coordenadora e fundadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), fala sobre a Teia de Comunicação Popular, uma plataforma virtual que abriga experiências de comunicação popular de diversos estados e regiões do país. Conforme informa Cláudia, o objetivo da Teia não é produzir conteúdos, mas dar a visibilidade aos mais diversos coletivos e grupos de comunicação popular.

O programa aborda ainda o aumento do nível de rejeição a Bolsonaro e como a visita do presidente aos Estados Unidos coloca em risco a soberania nacional.

No quadro Dicas Mastigadas, a importância de saber a origem dos alimentos e uma dica de receita com a fruta da estação, o abacate.
 

Edição: Fernanda Castro