H1N1

Campanha nacional de vacinação começa no dia 10 de abril

Mobilização geral, o conhecido dia D, está marcada para 4 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Crianças, gestantes e mulheres no pós-parto serão os primeiros a receber a vacina
Crianças, gestantes e mulheres no pós-parto serão os primeiros a receber a vacina - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após um surto inédito no estado do Amazonas, onde foram registrados 666 casos da síndrome respiratória aguda, somente nesse ano, o Ministério da Saúde decidiu adiantar a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Continua após publicidade

A ação acontece 15 dias antes, em média, na comparação com os anos anteriores e começa no dia 10 de abril, seguindo até 31 de maio. Nos primeiros dias, a prioridade será imunizar crianças de um a seis anos de idade, gestantes e mulheres no pós-parto.

A partir do dia 22 de abril, o foco será vacinar profissionais da saúde, indígenas, idosos, professores, funcionários do sistema prisional e presos.

No Amazonas, a campanha começa nesta quarta-feira, dia 20 de março, e tem como meta vacinar cerca de um milhão de pessoas. Dos 666 casos registrados no estado amazonense, 107 são do vírus H1N1.

A gripe causada por esse vírus é mais grave do que o tipo mais comum da doença. Os sintomas são bem parecidos, mas é preciso redobrar a atenção se a pessoa apresentar febre alta e persistente, que passe dos 38 graus, tosse, dor muscular e diarreia.
 

Edição: Tayguara Ribeiro