Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 20/03/19

Eventos que discutem proteção das águas e a situação hídrica do estado do Rio são os destaques

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, Rio tem mais a se preocupar do que comemorar
Em 22 de março, Dia Mundial da Água, Rio tem mais a se preocupar do que comemorar - Tânia Rego/ Agência Brasil

O programa da última quarta-feira (19) informa sobre o lançamento do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas) e como o descaso com a bacia hidrográfica do causa prejuízos para a população.

Em entrevista, Clovis Nascimento, engenheiro civil e sanitarista, presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), diz que a intenção de lançar o Ondas é criar um braço técnico pelo saneamento ambiental e fazer frente à proposta de privatização da água. Para ele, é a maneira de ouvir vários campos e discutir os problemas da água.

Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva, comenta a situação de desmantelo da bacia hídrica do Rio. Segundo Sérgio, esse abandono da bacia afeta as comunidades tradicionais e gera graves impactos econômicos e ao meio ambiente.

O programa traz também: como Bolsonaro cede aos interesses dos Estados Unidos em visita a Trump; e o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência que reúne deputados, senadores e movimentos populares. 
 

Edição: Fernanda Castro