Pernambuco

Aposentadoria

Confira os atos em PE no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência

Protestos estão marcados para amanhã (22)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os atos contra a Reforma da Previdência acontecem desde a primeira proposta idealizada pelo ex-presidente Michel Temer
Os atos contra a Reforma da Previdência acontecem desde a primeira proposta idealizada pelo ex-presidente Michel Temer - Brasil de Fato PE

Nesta sexta-feira (22), centrais sindicais e movimentos populares ocuparão as ruas de todo o país no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. No Recife, será realizado um ato político na Praça do Derby, com concentração às 15h. A intenção é lutar contra a reforma da previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06/2019), que é considerada ainda pior que a idealizada por Michel Temer (MDB) e acaba com as chances de milhões de trabalhadores de se aposentar. 

Segundo a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), a reforma da Previdência não vai garantir a aposentadoria das gerações futuras nem da atual, vai restringir o acesso à aposentadoria e reduzir o valor dos benefícios, em especial dos trabalhadores mais pobres. Se a proposta for aprovada pelo Congresso Nacional, milhares de trabalhadores e trabalhadoras não vão conseguir se aposentar e muitos se aposentarão com benefícios de menos de um salário mínimo. Além disso, os que já estão aposentados terão o valor dos benefícios achatados. 
“Estamos chamando a classe trabalhadora para ir às ruas dizer não a essa proposta indecente que prejudica toda sociedade  e, afeta principalmente, às mulheres e trabalhadores do campo. A CUT Pernambuco não tem acordo com a proposta de reforma de previdência do Bolsonaro” enfatizou o presidente da entidade, Paulo Rocha.

Outras cidades
Além de Recife, também serão realizadas ações em outras cidades pernambucanas. Em Petrolina, o ato contra a Reforma da Previdência também acontece na sexta-feira (22), na praça do Bambuzinho, a partir das 8h30. Em Palmares, o ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) tem início às 8h, em frente ao INSS. Em Caruaru, a concentração ocorre às 7h, ao lado do Grande Hotel São Vicente de Paulo, na Av. Rio Branco, Centro.

Edição: Monyse Ravena