Podcast

PAPO ESPORTIVO | Os erros e acertos de Alberto Valentim em 2019

Técnico vascaíno começa a ser questionado pela torcida apesar dos bons resultados à frente da equipe na temporada

Ouça o áudio:

Técnico Alberto Valentim na vitória do Vasco sobre o Resende nesta quarta-feira (20)
Técnico Alberto Valentim na vitória do Vasco sobre o Resende nesta quarta-feira (20) - Rafael Ribeiro / vasco.com.br
Técnico vascaíno começa a ser questionado pela torcida apesar dos bons resultados à frente da equipe na temporada

Antes de mais nada, é preciso dizer que a derrota para a Cabofriense no último domingo (17) acabou fazendo bem ao Vasco. Existem certas invencibilidades que podem maquiar problemas sérios dentro de uma equipe de futebol. Tanto que o Trem Bala da Colina não precisou de muito esforço para vencer o Resende por 2 a 0 nesta quarta-feira (20), em Volta Redonda. Vale destacar aqui as boas atuações de Marrony (talvez o grande nome do Vasco na temporada), do meia Bruno César, do garoto Tiago Reis e do goleiro Fernando Miguel.

A vitória veio. Isso é fato. Por outro lado, comecei a conversar com alguns amigos vascaínos e ouvi deles muitas reclamações sobre o técnico Alberto Valentim. Falam em excesso de cautela e problemas sérios no setor ofensivo do time do Vasco. Difícil não concordar com eles. Mas apenas em parte. A grande questão está na escolha da estratégia. Não é raro ver a equipe se lançando ao ataque logo no início das partidas para tentar balançar as redes o mais cedo possível. Gol marcado, todos os jogadores se posicionam atrás da linha da bola para “fechar a casinha” e explorar os contra-ataques.

Até aqui, nada de errado com a estratégia escolhida por Alberto Valentim. No entanto, a coisa se complica quando o Vasco leva um gol. Aí o bicho pega.

As dificuldades da equipe em achar espaços no adversário é facilmente notada quando o Vasco precisa do resultado. Não que Maxi López, Marrony, Rossi e outros jogadores tenham desaprendido a fazer gol. O time está tão acostumado com essa postura mais cautelosa que qualquer coisa “fora do script” faz com que os jogadores encontrem bastante dificuldades para chegar ao gol adversário e apelem para os famosos “chuveirinhos” na área. É bem verdade que esse problema também pode ser notado em várias outras equipes. Mas com toda a boa campanha do Vasco, parece que isso fica mais evidente.

Alberto Valentim acerta e erra como qualquer treinador. Mas pode e deve fazer a equipe jogar mais e melhor. Tem elenco pra isso e não pode nunca se enganar com os resultados ilusórios do nosso Campeonato Carioca. Até porque o nível do Brasileirão é muito mais alto.

Haja gol perdido hein, Flamengo?

O Flamengo amassou o Madureira na terça-feira (19). Isso é inegável. Mas vão perder gol assim sei lá aonde. Foi assim contra o San José, o Vasco, a LDU e contra o já citado Tricolor Suburbano. Assim nem com São Judas Tadeu na causa. 

Fluzão encara o Antofagasta pela Sul-Americana

O Fluminense tem um compromisso complicado na sua primeira maratona em 2019. O time enfrenta o Antofagasta no Chile e tem o clássico contra o Flamengo no domingo (24). Haja fôlego, meu amigo.

E o Botafogo depende de um milagre

O Botafogo paga pela péssima campanha na Taça Guanabara. O time de Zé Ricardo precisa de uma combinação absurda de resultados para se classificar para as semifinais da Taça Rio. Complicado demais.

Edição: Brasil de Fato (RJ)