Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 22/03/19

Atos contra a reforma da Previdência e os 20 anos de luta de comunidade quilombola são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo organizadores, mais de 30 mil pessoas participaram do ato unificado no Rio
Segundo organizadores, mais de 30 mil pessoas participaram do ato unificado no Rio - Reprodução/ Cut-Rio

O programa da última sexta-feira (22) fala sobre os protestos realizados em todo o país contra a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro e traz a história de resistência do Quilombo do Campinho da Independência.

Convocadas por movimentos populares e centrais sindicais, manifestações contra a proposta da Reforma da Previdência tomaram as ruas em todo Brasil. Segundo Duda Quiroga, da coordenação da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Rio), foram realizadas ações e protestos em mais de 125 cidades. Ao vivo do ato unificado no Centro do Rio, a repórter Flora Castro, informa sobre as diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras reunidas na manifestação.

Em entrevista, Ronaldo Santos, presidente da Associação de Moradores do Quilombo Campinho da Independência (Amoqc), comenta sobre os 20 anos desde a titulação de terra do Quilombo do Campinho da Independência. Para ele, a regularização da terra representa uma garantia de que as comunidades tradicionais continuarão existindo. 

Nas reportagens, ex-deputado do Rio é apontado como possível mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes; e por que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu posse a cinco deputados presos acusados de corrupção.

No quadro Cinema de Fato, dicas de filmes de  curta e longa-metragem; no Papo Esportivo a última rodada da Taça Rio é o destaque.
 

Edição: Fernanda Castro