LITERATURA

Livro “Agroecologia 7.0”, de Sebastião Pinheiro, será lançado em Porto Alegre

O lançamento da publicação, viabilizada através de financiamento coletivo, contará também com palestra do autor

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Evento acontece no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Evento acontece no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS - Divulgação

Acontece nesta segunda-feira, 25,  às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o lançamento do livro "Agroecologia 7.0 - Bombeiro Agroecológico: Farinhas de rochas, Biofertilizantes, Biochar, AgroHomeopatia e Sideróforos", de Sebastião Pinheiro, Engenheiro Agrônomo com mais de 25 anos de atuação em atividades de extensão na UFRGS. A obra contou com a participação do geólogo Valcyr Carpenedo, doutor em Agronomia, docente na Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão (ETA).

O lançamento será realizado durante o evento "Agapan Debate”, promovido pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, que terá como palestrante o autor do livro, abordando o tema agrotóxico e seus impactos na sociedade. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.

A publicação foi viabilizada através de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), que possibilitou a conclusão, edição, revisão e impressão do livro. Cerca de 200 pessoas e instituições fizeram doações, que variaram entre R$15,00 e R$9.500,00.

O projeto, realizado pela Juquira Candiru Satyagraha, contou com o apoio do Núcleo de Economia Alternativa (NEA) da UFRGS, grupo que atua nos campos do ensino, pesquisa e extensão.

Sobre o livro:

A publicação traz conteúdos atualizados sobre farinhas de rochas, biofertilizantes, biochar e agrohomeopatia, abordando também as relações necessárias para a promoção da saúde do solo e a importância dos seres ultrassociais para a construção da agricultura. O saber camponês e a espiritualidade também são tratados ao longo das 663 páginas dessa nova edição.

A obra é uma reedição do livro  “MB-4, Agricultura Sustentável, Trofobiose e Biofertilizantes”, de 1983, posteriormente reescrito e ampliado com a participação do geólogo Solón Barreto, pioneiro na produção de MB-4, a primeira farinha de rocha da América Latina. O livro, então com 247 páginas, teve mais de dez edições publicadas e, em grande parte, contou com parcerias para a sua distribuição gratuita. A publicação alcançou grande êxito em todo o Continente Americano, com repercussão na Europa.

O livro faz um alertar para a sociedade sobre as consequências do sistema de agricultura vigente, baseado em monocultivos, no amplo uso de agrotóxicos e adubos químicos e na concentração de renda e terra. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas para uma produção agroecológica.

Sobre os autores:

Sebastião Pinheiro - Técnico Agrícola pela Unesp, Jaboticabal/SP, 1967; Engenheiro Agrônomo, Universidad Nacional de La Plata (UNLP), 1973. Pós-graduado em Engenharia Florestal, na Escola Superior de Bosques, UNLP, Argentina, 1975. Foi delegado brasileiro no Codex Alimentarius das Nações Unidas em Haia, na Holanda. Pós-graduado em Toxicologia, Poluição Alimentar e Meio Ambiente na Bundesanstalt für Getreide-, Kartoffel- und Fettforschung (BAGKF), Alemanha, 1983. Investigou em Tucuruí o uso clandestino de herbicidas (Agente Blanco e Agente Laranja), em 1985.

É autor e coautor de diversas publicações: “Agente Laranja em uma República de Banana”, “Biotecnologia: muito além da revolução verde” (por Henk Hobbleink, tradução e contribuição), “Agricultura Orgânica e Máfia dos Agrotóxicos no Brasil” (em parceria com Dioclecius Luz e Nasser Youssef Nasr); “Ladrões de natureza”; “Saúde no solo versus Agronegócios”. Traduziu de “Panes de Piedra” de Julius Hensel e “Húmus” de Selman Waksman.

Em 1990, iniciou os trabalhos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Pró-Reitoria de Extensão Universitária e posteriormente no Núcleo de Economia Alternativa da Faculdade de Ciências Econômicas como enlace com os movimentos sociais (MPA, MST, MMC e outros) até sua aposentadoria.

Ativista científico em agricultura saudável, cromatografia de Pfeiffer e agroecologia camponesa.

Valcir Carpenedo - Geólogo pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) em 1981, São Leopoldo/RS. Mestre em Agronomia, Ciências do Solo, em 1985 e Doutor em Ciências do Solo em 1994 pela Faculdade de Agronomia, UFRGS. Professor no Departamento de Geografia, na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, de 1987 a 1990. Professor no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, 2006.

Concluiu o Curso de Homeopatia Animal e Vegetal, pelo Programa de Extensão Universitária, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2014. Desde 2004, é responsável pela Disciplina de Solos na Escola Técnica de Agricultura, ETA, Viamão/RS. Microprodutor rural dedicado à pesquisa e à produção de mudas orgânicas de hortaliças desde o ano de 2000. Associado à Rede Ecovida de Agroecologia.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Agroecologia 7.0, de Sebastião Pinheiro

Quando: 25.03.2019, às 19h

Onde: auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320 - Centro, Porto Alegre). 

Edição: Marcelo Ferreira