Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 25/03/19

14 anos da maior chacina do Rio de Janeiro e entrevista exclusiva com Bela Gil são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Semana de luta marca os 14 anos da maior chacina do Rio de Janeiro
Semana de luta marca os 14 anos da maior chacina do Rio de Janeiro - Agência Brasil

O programa da última segunda-feira (25) traz a programação da “Semana 14 anos da Chacina da Baixada: Nossa Juventude Negra Tem Voz” que movimentos populares e familiares organizam para cobrar o Estado pela chacina da Baixada Fluminense e uma entrevista especial sobre segurança alimentar e agroecologia. 

Em entrevista, Luciene Silva, integrante da Rede de Mães e Familiares Vítimas de Violência do Estado na Baixada Fluminense e do Fórum Grita Baixada, fala sobre a luta que a Rede de Mães tem travado para que a juventude negra siga viva. Para ela, a realização da Semana é uma maneira de levar para as pessoas uma reflexão sobre o problema da violência na Baixada Fluminense, além de ser uma forma de acolher famílias que têm sofrido com a perda dos seus filhos e filhas.

Bela Gil, chef de cozinha e militante da alimentação saudável, fala sobre a relevância de barrar o projeto de “Lei do Veneno”, que flexibiliza o uso de agrotóxicos. Segundo Bela, somente com pressão popular esse projeto de lei vai ser derrubado. Diz ainda, que a única possibilidade de democratizar a alimentação saudável é com uma verdadeira reforma agrária.

Nas reportagens, a instalação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de uma Frente em Defesa da Economia Popular Solidária; e, após dois meses, como está a situação dos atingidos pelo crime ambiental da mineradora Vale em Brumadinho.

No Papo Esportivo, as informações sobre as semifinais da Taça Rio.

 

Edição: Fernanda Castro