Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 26/03/19

Ato de professores em apoio a colega vítima de censura e a violência contra docentes nas escolas são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A manifestação, que contou com sindicatos, alunos e professores, foi realizada em frente ao colégio Liceu de Humanidades de Campos
A manifestação, que contou com sindicatos, alunos e professores, foi realizada em frente ao colégio Liceu de Humanidades de Campos - Reprodução / Sepe -Campos

O programa da última terça-feira (26) fala sobre as ameaças que um professor de Campos do Goytacazes tem sofrido após propor uma redação a partir de uma charge que ironiza a relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente estadunidense Donald Trump, além da mobilização nas escolas para combater o discurso de ódio e a violência contra os professores.

Em entrevista, Marcos Antônio Tavares, professor de português do colégio Liceu de Humanidades de Campos do Goytacazes, que recebeu oficialmente comunicado de afastamento por 30 dias das salas de aula, comenta como tem sido a repercussão do caso. Para ele, apesar da sensação de medo e de tristeza por ver sua moral sendo atacada, tem recebido muito apoio de sindicatos e entidades. Reforça ainda que, em 15 anos profissão, sempre trabalhou com charges e nunca sofreu ataques. Para Marco, trata-se de um ato de censura a liberdade pedagógica e de cátedra. Informa também, que tem tomado todas as providências legais contra as ameaças.

Odisséia Carvalho, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), diz como a violência contra os professores tem aumentado e causado o afastamento dos docentes da profissão. Segundo Odisséia, para mudar este quadro são necessárias políticas públicas e um trabalho pedagógico cultuando a paz, um esforço que envolve toda a comunidade escolar.

O programa traz ainda reportagem sobre a revogação da prisão de Temer, Moreira Franco e outros seis acusados da Lava-Jato; e a estréia da série "Saberes da Terra" com reportagens especiais sobre educação no campo.

No quadro Dicas Mastigadas, a importância de conhecer a diversidade de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores.

Edição: Fernanda Castro