Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 29/03/19

Desafios da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado e CPI das chuvas no Rio são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Renata é a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Direitos Humanos da Alerj
Renata é a primeira mulher negra a presidir a Comissão de Direitos Humanos da Alerj - Fernando Frazão/ Agência Brasil

O programa da última sexta-feira (29) aborda como a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vem enfrentando os desafios em relação ao poder das milícias e as medidas usadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito das chuvas para apurar as consequências sociais, econômicas e ambientais que atingiram a cidade em 2019.

Em entrevista, Renata Souza, deputada estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), fala sobre os desafios que a comissão tem passado, principalmente com o forte poder da milícia no Estado. Para Renata, é necessário uma política pública para redução dos números de homicídios no Rio de Janeiro.

 A CPI da chuva tem como objetivo investigar as responsabilidades do poder público na prevenção, mitigação dos efeitos e atendimento dos atingidos pelas chuvas.Para o presidente da comissão, Tarcísio Mota, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), é preciso entender os problemas para realizar políticas públicas e evitar que as pessoas morram em decorrência de eventos climáticos extremos.

Ainda no programa, lançamento de livro que aborda a relação entre a revolução brasileira e as classes dominantes no pensamento político e sociológico; e, no último episódio da série “Saberes da Terra”, os ataques que vem sofrendo a edução no campo.

No Papo Esportivo, o destaque é a final da Taça Rio entre Flamengo e Vasco; e as dicas de filmes, curtas e longa, no quadro Cinema de Fato. 
 

Edição: Fernanda Castro