Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 02/04/19

Projeto de capacitação agroecológica em parceira com o MST e dia mundial de conscientização do autismo são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Parte da produção é doada para escolas e hospitais públicos
Parte da produção é doada para escolas e hospitais públicos - Reprodução/ MST

O programa da última segunda-feira (02) fala sobre a parceria da prefeitura de Maricá e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que tem levado para várias famílias o direito à alimentação saudável através da agroecologia e a importância da conscientização em relação ao autismo. 

Em entrevista, Joana Duboc Bastos, agrônoma e técnica da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) de Maricá, conta como o convênio proporciona novas maneiras de produção agroecológica. Para Joana, o projeto tem possibilitado formação teórica e prática para as famílias, que passam a produzir com maior diversidade gerando segurança alimentar para o município, além de renda e desenvolvimento local.

Jéssica Roazes, psicóloga do Centro de Estudos da Criança e Escola de Autismo, conversa sobre a importância da data de hoje como um dia de quebrar preconceitos. Para ela, é um momento para construir uma inclusão que trate as pessoas que vivem nessa condição enquanto sujeitos. Destaca, no entanto, que na prática as políticas públicas de inclusão pouco avançam. 

Ainda no programa; movimentos populares e organizações políticas convocam a “Jornada Internacional Lula Livre” e, no Repórter SUS, as causas da volta do sarampo ao país. 

No quadro Dicas Mastigadas, informações e receita de vinagrete de jiló, a fruta da época.  
 

Edição: Fernanda Castro